Itapecerica lança ‘Selo de Cultura’ para artistas locais
A iniciativa busca a valorização dos artistas e ativistas culturais da cidade

22 de maio de 2018
A iniciativa busca a valorização dos artistas e ativistas culturais da cidade (Foto: Thais Marinho)

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, juntamente com a Secretaria de Cultura, realizaram na ultima sexta-feira (18) a entrega do ‘Selo de Cultura’, uma nova iniciativa da secretaria, que homenageou oito artistas da cidade, com vastos currículos, alguns até internacionais, como a pintora Ísis Rigoh, que já foi premiada no Uruguai, Argentina, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos.

O selo que foi criado pelo secretário de cultura, Luiz Farias, juntamente com o prefeito Jorge Costa tem o intuito de incentivar os artistas locais, como explica o secretário. ”É um pensamento meio que coletivo, porque veio do prefeito, nós conversamos a respeito disso, de fazer algo para dar essa identidade pra estes artistas, realmente uma premiação, mas não simplesmente um prêmio, quando a idéia foi selo foi com esse pensamento, de como fazer com que essas pessoas não sejam esquecidas”.

Ele explica ainda que “a ideia é levar isso para a Câmara Municipal, para que seja aprovado e aconteça todos os anos para que outros artistas, outras personalidades de Itapecerica da Serra que contribuíram para a cultura venham também ser homenageados”.

O prefeito Jorge costa ressalta o trabalho do atual secretário de cultura. “Isso foi mais uma ação do nosso secretário Luis Farias, que vem fazendo um brilhante e fantástico trabalho a frente da secretaria de cultura de Itapecerica da Serra”… “podendo agraciar nossos artistas da cidade que às vezes não são reconhecidos dentro da cidade e como vocês puderam ver aí, o currículo internacional”.

Costa fala ainda que o “orçamento da prefeitura hoje é em torno de 460 milhões, e cada secretaria tem a sua porcentagem, a da cultura é uma das menores deve dar 1% não chega nem aos 2%, mas com esse pouco olha o que se consegue fazer, trazer a cultura de volta. Acho que é com a boa vontade da pessoa que você faz, nem sempre com o dinheiro. E o Luiz vem fazendo um trabalho com poucos recursos”.

Veja também  Inscrições para curso de teatro terminam nesta sexta, 12/5 em Embu das Artes

Oito personalidades receberam o selo, entre elas o desenhista Mauricio Renato, a escritora Norma Santaella, os artistas plásticos Renzo Andrioli e Inga Maria,o professor de capoeira Mestre Roque, o músico Elias Evangelista, o produtor cultural Nivalci Labareda, e a pintora Isis Rugoh. A escolha dos homenageados foi feita pelo conselho de cultura que é paritário, formado pelo governo e sociedade civil, e tem 14 titulares e 14 suplentes.

“O reconhecimento sempre enobrece , é o que nos move, é o combustível que nós precisamos pra continuar na luta cultural sabendo que vivemos em uma terra onde o investimento em cultura é muito pequeno. E nós que fazemos cultura, a gente vive graças a estes incentivos, porque dinheiro mesmo nem sempre a gente ganha e dinheiro também não é tudo” indagou o ator, poeta, escritor, diretor de teatro Nivalci Labareda dos Luzeiros, que foi homenageado.

Para Luiz Farias a cultura tem um papel importante na formação do cidadão, neste mês foi lançado na cidade o Centro de Cultura e Cidadania, no Valo Velho. “Nós promovemos, incentivamos, valorizamos o poder da arte, da transformação. A educação forma a arte transforma e isso é lindo. Eu sempre vou focar nesta questão da cultura antropológica, sociológica, como valores, como cultura do respeito, da paz, do amor, para a promoção do bem, esse é o nosso grande objetivo”, explicou Farias.

Crédito: Ana Carolina Rodrigues
Do dia 02 até 31 de julho, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana
EMBU DAS ARTES Apresentação de Dança No próximo domingo, 22/7, o grupo de dança de
EMBU DAS ARTES Embu Rock Fest Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o Embu