Itapecerica da Serra é a 2ª cidade mais violenta do Estado, diz estudo
Segundo o estudo, o município de Itapecerica da Serra tem taxa de 34,6 mortes violentas para cada 100 mil habitantes
27 de junho de 2018
(Foto: Verbo Online)

Os dados divulgados pelo Atlas da Violência 2018 na última semana, apontaram a cidade de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, como o segundo município mais violento do Estado. Os dados do Atlas da Violência foram levantados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e podem ser acessados no site (www.ipea.gov.br).

Segundo o estudo, o município de Itapecerica da Serra tem taxa de 34,6 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. A pesquisa considera intervenções legais e mortes violentas com causa indeterminada e mortes violentas a soma de agressões, levando em consideração a cidade onde a vítima morava. Os dados avaliados são de 2016, último ano disponível no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Das 15 cidades brasileiras com menor taxa de homicídio por 100 mil habitantes, dez são do estado de São Paulo e Caraguatatuba lidera o ranking com 36,5% de mortes violentas.

Já Itapecerica da Serra, apresenta o índice mais alto de mortes violentas na região metropolitana, com 34,6%. A cidade de Taboão da Serra também entrou no ranking, ocupando a 5º posição entre as cidades mais violentas do Estado e o 2º lugar na região, com 27,2%. O município de Embu das Artes não aparece no ranking.

Segundo os dados do Atlas, as dez cidades brasileiras com maiores taxas de assassinatos no Brasil têm nove vezes mais pessoas na extrema pobreza do que as cidades menos violentas. Os dez municípios com mais de 100 mil habitantes e com menores taxas de homicídios têm 0,6% de pessoas extremamente pobres, enquanto os dez mais violentos têm 5,5%, em média.

Veja também  1ª Virada Cultural de Itapecerica da Serra acontece neste final de semana
Crédito: Gazeta de SP
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, participa da 14ª Feira
A líder comunitária, Halana Souza assumiu a presidência do Conselho Comunitário de Segurança (Centro) na
Nos últimos dias, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia estourou pelo menos quatro pontos