Hospital da região oferece atendimento humanizado em hemodiálise
A unidade fica na avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 - Cotia
28 de dezembro de 2018
(Foto: Divulgação)

Romper a rotina com atividades que divertem e tornam o dia a dia mais feliz e descontraído é também uma possibilidade aos pacientes que passam pelo difícil processo de hemodiálise. No Hospital São Francisco, aqueles que recebem o tratamento encontram nesse setor a chance de conviver com a doença de maneira mais leve e com maior qualidade de vida .

Um exemplo disso ocorreu agora no natal. Em um ambiente alegre e positivo, os pacientes com doenças renais e seus familiares, que se encontram três vezes por semana em sessões de diálise que duram até quatro horas, na semana natalina depararam-se com uma árvore enfeitada, comidinhas e presentes. Tudo isso para o amigo secreto realizado também com a equipe de médicos e enfermeiros.

“Eles chegam no mesmo horário, sentam na mesma máquina, compartilham suas histórias com o paciente ao lado e criam vínculos. Aqui não é só uma clínica de diálise com o objetivo de melhorar o resultado dos exames, a gente também quer uma melhora holística do paciente e que envolva igualmente os familiares. Isso é muito importante para o tratamento”, relata o médico Elias Flato, que é responsável pela Hemodiálise do Hospital São Francisco.

Segundo Elias Flato, especialista em Nefrologia, o procedimento precisa ser realizado quando a doença renal atinge um estágio muito avançado, já que substitui parcialmente a função dos rins. O processo não é nada fácil.

“O rim é um órgão que tem o funcionamento intenso. Entre outras funções, ele filtra o sangue e retira o excesso de líquidos e toxinas. Quando o órgão perde a capacidade de se manter, o paciente precisa fazer a hemodiálise ou a diálise peritoneal”, explica.

Infelizmente, a maioria dos pacientes descobrem as doenças renais em estágios avançados e irreversíveis. Ao passar o tempo de tratamento, o quadro se estabiliza e ganha-se uma melhora orgânica. Mas psicologicamente os doentes são afetados, é quando entra a em ação o trabalho da equipe multidisciplinar.

Veja também  Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Embu das Artes

“O setor de hemodiálise, além de contar com equipamentos de alta tecnologia, dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por médicos e enfermeiros especialistas, psicólogos, nutricionistas e assistente social que tentam ajudar o paciente com outras eventuais necessidades”.

Tem dado certo! “É um ambiente alegre e a equipe é muito boa. Até esqueço que estou doente”, relata a aposentada Ovídia de Oliveria Barbosa, que passa pelo tratamento há dois anos. Já a paciente Regina Coimbra garante que lá encontrou o suporte que precisava.

“É um tratamento difícil e cansativo, por isso a gente conta com o carinho e a atenção dessa equipe excelente. Durante a nossa convivência a gente ri, conversa e faz brincadeiras. Essa acolhida é muito boa”, comemora Regina.

O que é a diálise?
O dialisador auxilia na remoção de substâncias que estão em excesso no organismo do paciente para que tenha uma sobrevida adequada e mantenha a melhora até que consiga ser transplantado.

A maioria das clínicas de hemodiálise atuam fora dos hospitais. No São Francisco, pacientes com doenças renais têm a facilidade de realizar todos os exames necessários e, na maioria dos casos, com resultados imediatos.

Quer saber mais? Procure um nefrologista e agende a sua consulta pelo telefone (11) 4615-6677. O Hospital São Francisco é acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação – entidade que certifica os melhores hospitais do Brasil. A unidade fica na avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 – Cotia. Técnico responsável: José A. C. Melo / CRM: 17.820.

Crédito: Assessoria de Imprensa
Composta por uma equipe altamente qualificada e com referências internacionais, o atendimento em ortopedia do
Nos últimos 10 anos o índice de obesidade teve um aumento de 60% no território
Você já ouviu falar de videolaparoscopia e histeroscopia? São cirurgias indicadas a mulheres diagnosticadas com