Google anuncia checagem ‘secreta’ de segurança durante o login
Google deve analisar informações não especificadas sobre o navegador web para determinar se um hacker está tentando acessar sua conta.
Letreiro da sede do Google em Cambridge, Massachusetts (EUA), em junho de 2017 (Foto: REUTERS/Brian Snyder/File Photo)

O Google anunciou um novo recurso de proteção que vai realizar uma espécie de “check-up de segurança” sempre que você fizer login. A empresa não especificou o que é analisado durante essa checagem, mas é possível que o Google tente determinar algumas informações sobre o computador para saber se alguma pessoa diferente está fazendo o login.

Algumas informações, como a localização do usuário, já são analisadas pelo Google durante o login. Porém, isso nem sempre é suficiente para bloquear acessos de terceiros.

Não foi informado exatamente quais são os “sinais” que o Google vai analisar para determinar se um acesso é legítimo. Em outras palavras, os detalhes do funcionamento da função são “secretos”.

Porém, a empresa deixou claro que o recurso, quando ativo, vai bloquear o início de sessões a partir de navegadores web sem Javascript. O Javascript é usado em praticamente todas as páginas da web e vem ativado por padrão nos navegadores. Segundo o Google, 0,1% dos usuários terão que atualizar o navegador ou modificar suas configurações.

Para quem perdeu a conta, o Google criou um novo processo passo a passo para realizar todas os procedimentos necessários, desde uma revisão na própria conta Google como uma revisão de outras contas on-line que podem ter sido impactadas pelo acesso ao Gmail, por exemplo.

O Google também recomenda a extensão Alerta de senha que informa quando você digitou a sua senha do Google em um site falso. A extensão só funciona corretamente caso você tenha configurado uma senha exclusiva para a sua conta Google, que é algo que você deve fazer.

Veja também  Central da Copa de Embu das Artes: Brasil x Costa Rica nesta sexta (22) ao vivo no Telão
Crédito: G1
O Google anunciou nesta terça-feira (8) que o Maps, serviço de mapas da empresa, ganhará novos
Depois de construtoras e frigoríficos, chegou a vez de uma empresa de tecnologia ser mencionada
A cidade de São Paulo deve registrar temperaturas elevadas nesta semana com possibilidade de pancadas