Gabino Silva é o novo presidente do PT de Embu das Artes
Morador de Embu das Artes desde 1997, Abaldino Ferreira da Silva, conhecido na política como Gabino Silva, é o novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Embu das Artes
21 de abril de 2017
Gabino Silva presidente PT Municipal política
Gabino Silva no diretório municipal (Foto: Adriana Monteiro)

Morador de Embu das Artes desde 1997, Abaldino Ferreira da Silva, conhecido na política como Gabino Silva, é o novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Embu das Artes. Nas eleições diretas para a composição da nova presidência do partido, realizada no dia 9 de abril, Gabino venceu o seu adversário Anésio Martins por 13 votos de diferença, 201 a 188. Mais de 414 filiados participaram do PED – Processo de Eleições Diretas.

O novo presidente do diretório municipal concedeu uma entrevista exclusiva ao Primeiro Embuense. Gabino Silva contou suas ideias e projetos para os próximos 2 anos, as decisões futuras do PT diante do atual Executivo de Embu das Artes e sua relação com o deputado estadual Geraldo Cruz, que apoiou seu adversário nas últimas eleições.

“Tivemos um debate bom, sem rasura, sem briga e transparente. O Anésio é uma pessoa que eu admiro muito, mesmo assim era meu adversário político. Eu consegui me organizar junto com João Leite, vereador Doda Pinheiro e Edvânio Mendes. Sabíamos que não seria fácil, até porque do outro lado tinha a companheira vereadora Rosangela Santos e o deputado estadual Geraldo Cruz, mas nos organizamos e fomos pra briga, a eleição não deixa de ser uma briga”, resume Gabino Silva.

Segundo o presidente eleito, a intenção de mostrar o projeto aos filiados do partido deu certo, firmando seu compromisso e ciente dos desafios futuros. Ele pretende fortalecer as relações com os três vereadores que representam o partido no legislativo municipal: Doda Pinheiro, Edvânio Mendes e Rosangela Santos. “Além disso, sei que preciso trabalhar com o deputado (deputado estadual Geraldo Cruz) em seu gabinete, mesmo diante das divergências que existem, mas estou bem preparado”, explica.

Veja também  31º Exame de faixas de Karatê em Embu das Artes

Gabino foi bem claro em dizer que o partido dos trabalhadores é oposição a atual administração municipal.”Vamos ser oposição com responsabilidade. Tudo que sair de bom para Embu, a bancada dos vereadores vai estar junto, mas o que acharmos que não será bom para a população, a bancada será contra e apontar os melhores caminhos. O que for decidido passará pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores”, destaca o presidente.

Questionado sobre a atual renovação política, Gabino Silva esclareceu que o PT de Embu das Artes não tem dono e que nenhuma pessoa pode achar que é maior que o partido.”Nem o próprio Lula, nem Geraldo Cruz, e muito menos Gabino Silva. O PT tem organização, tem estatuto e é necessário se dar oportunidades para novas lideranças”, disse. Pai de três filhos, sendo dois filiados, Gabino acha que o partido perdeu muitos jovens.

Trajetória Política

Gabino Silva começou a atuar no PT quando Paulo Gianini foi candidato a prefeito nos anos 80. Naquela época, mais precisamente em 1998, seu irmão se lançou como candidato a vereador de Embu das Artes, e foi então que Gabino passou a ajudar ele. O irmão não ganhou a eleição e resolveu sair da política. A partir daí, Gabino começou a participar com mais efetividade na política.

Em 1992, ele se filiou ao Partido dos Trabalhadores. Gabino já se candidatou quatro vezes para vereador na cidade querendo representar a região do Jardim São Marcos, nos anos 90. “Naquela região do São Marcos, era difícil encontrar candidato que saísse do PT, e como eu tinha uma atuação no esporte, resolvi me candidatar. Sou sincero, em dois momentos eu tive que me candidatar para ajudar o partido, mas em 2000 estava decidido e preparado para me candidatar no governo Geraldo Cruz”. Nas eleições daquele ano, 5 vereadores do PT foram eleitos, exceção de Gabino Silva que foi o 6° melhor votado.

Veja também  Supermercado em Embu das Artes está contratando; confira as vagas

Novamente em 2004, Gabino se candidatou novamente e ficou entre os vereadores do PT mais bem votados, obtendo 913 votos nas urnas, porém, mais uma vez não conseguiu. Em 2008, ele começou a apoiar o ex-vereador João Leite. Gabino já foi seccretário de governo na administração de Geraldo Cruz e posteriormente assumiu a pasta de Orçamento Participativo.

Até o ano 2000, Gabino Silva não tinha o ensino médio completo e hoje ele afirma estar mais preparado depois de ser pós-graduado em psicologia organizacional.

“Tenho orgulho de ser petista. O número 13 me acompanha e foi essa a diferença de votos para o meu adversário Anésio”, finalizou.

Crédito:
Em mensagem enviada pela rede social whatsapp circula a informação que o ex-deputado, Geraldo Cruz
Em resposta ao vídeo postado pela vereadora Rosangela Santos, a diretora Nádia Trajano, da Escola
O Partido dos Trabalhadores obteve na Justiça o direito de indicar outro suplente para a