Fila Zero no seu Bairro: Mais de 600 atendimentos no Dom José
O prefeito Ney Santos esteve acompanhando de perto o atendimento na carreta
10 de março de 2019
(Foto: Thais Araujo )

O projeto da Carreta da Saúde, Fila Zero no seu Bairro teve início neste final de semana no Jardim Dom José e registrou mais de 600 atendimentos médicos para a população. A Prefeitura de Embu das Artes tem o objetivo de zerar as filas de consultas das unidades básicas de saúde. A carreta ofereceu nos dias 09 e 10 de março, as especialidades de ginecologista, pediatra, clínico geral, oftalmologista e dentista.

A maior demanda deste bairro foi de dentista, no entanto de acordo com depoimentos, a espera valia a pena devido sair com o serviço feito e não apenas limpeza simples. Além disso, todos os pacientes com necessidades de exames já saiam com o agendamento em mãos. Uma equipe foi designada para já realizar a marcação de exames. O retorno deve ser feito na UBS de referência de cada paciente.

“Eu gostei demais. Já pediu exames que já vou fazer na segunda-feira. Muito bom mesmo, merece vir mais vezes”, falou uma paciente. Outras pessoas foram questionadas pela reportagem, que avaliaram o projeto positivamente. “Eu passei no dentista, demorou um pouco mas saí com o sorriso bonito. Valeu muito a pena”, falou dona Maria, 60 anos – que destacou que nunca viu algo igual na cidade.

A carreta ainda vai oferecer os serviços de aferição de pressão, dextro, corte de cabelo gratuito, atividades infantis, além da Ouvidoria Itinerante, que vai receber as reclamações da população. Neste final de semana, os serviços sociais foram realizados pela Associação do Jardim São Marcos. “Cortei o meu cabelo e fui muito bem atendido aqui, está aprovado”, falou o senhor José.

O projeto “Fila Zero no seu Bairro” vai funcionar atendendo as demandas dos bairros, ou seja, cada fim de semana, a carreta será enviada para um bairro seguindo o cronograma pré-definido pela Secretaria de Saúde, oferecendo atendimentos nas especialidades de clínico geral, ginecologista, pediatria, dentista e oftalmologista. Para receber atendimento, o munícipe deve aguardar a ligação da sua unidade de referência que vai informar data e horário. Importante manter os telefones atualizados na UBS.

Veja também  Prefeito Rogério Franco entrega cinco desfibriladores para Secretaria da Saúde de Cotia

A estrutura montada conta inicialmente com a equipe de triagem que realiza a ficha do paciente, após atendimento médico que é feito por profissionais da prefeitura e também do Cejam, outra equipe vai fazer o agendamento de exames, caso necessário. O retorno será feito na unidade de referência. Caso tenha alguma pendência, como demora de marcação deve procurar os profissionais na unidade e tirar as dúvidas. A carreta é equipada com a plataforma de acessibilidade para os deficientes físicos.

Crédito: Redação
A partir do dia 22 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Cotia
Ouvir que uma pessoa foi levada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital
Mesmo com a solicitação feita pelo vereador Val Santos, o prefeito Jorge Costa impediu a