Feira da Saúde em São Lourenço da Serra
Sucesso total na Feira da Saúde deste sábado, 20, em São Lourenço da Serra no Ginásio de Esportes.
30 de maio de 2017
A população compareceu em massa para aproveitar as diversas atividades que foram propostas. (Foto: Divulgação)

Câncer de mama, de colo do útero e exame de Papanicolau

Na Barraca de Prevenção do Câncer de Mama houve palestras falando sobre o “auto exame”, sobre câncer de mama e câncer de colo do útero, além de coleta para teste de Papanicolau. Para quem não sabe, esse teste deve ser realizado pelas mulheres com vida sexual ativa – uma vez ao ano – visando a prevenção do câncer de colo uterino. Mundialmente, o câncer de mama é tido como o mais comum nas mulheres, afetando uma em cada 13 mulheres em algum momento da vida.

Prevenção é a melhor opção.

Outros testes foram realizados durante a feira, visando a prevenção de várias doenças e monitoramento da saúde da população. Por exemplo, as pessoas realizaram testes de Hepatite C, HIV/AIDS e sífilis.

Além dos testes a Prefeitura de São Lourenço da Serra através do pessoal do Departamento de Saúde, efetuou a verificação de pressão arterial e glicemia para todos os cidadãos interessados. A população recebeu informativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – as DSTs – e foi distribuído preservativo grátis para homens e mulheres.

Alimentação Saudável

Feira da Saúde em São Lourenço da SerraA Barraca de Alimentação Saudável é uma extensão do núcleo de saúde. Nela as pessoas puderam degustar um delicioso pão integral feito com farinha especial, servido com vários tipos de patês – salgados e doces – como o de grão-de-bico, banana e mel com canela, além de saborear um delicioso chá de erva cidreira. Através da Instituição Madre Teresa de Calcutá, a população teve acesso a remédios artesanais para diversas patologias como moléstias de pele, combate a diabetes, ansiedade e depressão, além de chás e pomadas.

Veja também  Um ano da tragédia em São Lourenço da Serra

Saúde bucal

A criançada adorou essa barraca que contou com orientação sobre prevenção bucal para evitar cáries, orientação sobre escovação e uso do fio dental. A boa saúde começa na boca, por isso uma higiene bucal adequada é a melhor prevenção para diversas doenças, que podem afetar pessoas de todas as idades. Sem contar que prevenir é a forma mais econômica de manter sua boca saudável!

Assistência Farmacêutica

A Prefeitura de São Lourenço da Serra através do Departamento de Saúde do município, efetuou a entrega de medicamentos tais como Bendazol 400 ml contra vermes, pomada para assaduras e pente fino para remoção de piolhos e lêndeas. Ofereceu ainda recreação com pintura para a criançada presente, visando orientar sobre sua higiene e saúde pessoal.

Massagem, shiatsu e ginástica laboral

Feira da Saúde em São Lourenço da SerraAh que delícia! As pessoas que estavam cansadas ou queriam apenas relaxar um pouco, puderam contar com uma excelente massagem. Além deste agrado a população também teve a sua disposição, profissionais aplicando técnicas de Shiatsu e Acupuntura Auricular ou Auriculoterapia – técnica milenar chinesa que utiliza pequenas esferas ou sementes para tratar dores, doenças físicas e emocionais, através de pontos específicos na orelha da pessoa. Seguindo na preservação da saúde da população, a Professora Marina e a Professora Débora realizaram exercícios e movimentos de Ginástica Laboral e alongamento com todos os presentes no Ginásio de Esportes.

Crédito: Prefeitura de São Lourenço da Serra
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, no sábado (29/06), pouco mais de cem
Foi lançado neste fim de semana mais um beneficio para população. A Carreta da Saúde
A partir do dia 22 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Cotia