Energias Renováveis se destacam em evento de educação ambiental
Parque realizou eventos temáticos com abordagem prática e lúdica


26 de julho de 2018
(Foto: Divulgação)

O parque pedagógico Espaço Hot Kids, localizado no distrito de Caucaia do Alto, em Cotia (Grande São Paulo) realizou, no último sábado, o especial ecológico sobre Energias Renováveis, onde público e convidados especiais participaram de oficinas intercaladas às demais atrações de educação infantil para o trânsito, aventura e educação ambiental.

Para onde se olha, nos 17 mil m² do Espaço Hot Kids, é possível observar instalações para a produção de energia limpa. No total, já são quatro turbinas eólicas (energia por vento), seis painéis fotovoltaicos (energia solar), dois moinhos d’água (energia hídrica), um biodigestor (biogás) e o fogão a lenha, que também possui adaptação para gerar energia pelo calor. Ao todo, as instalações já respondem por cerca de 60% da demanda energética do parque.

Para criar proximidade entre crianças, jovens e famílias com o tema, protótipos confeccionados em madeira, fios descobre e pequenas lâmpadas, além de peças de imãs, foram disponibilizados para que cada um pudesse experimentar as teorias sobre fenômenos eletromagnéticos e como gerar energia, cuidadosamente demonstradas por Eufrasio Brolessi, professor de física e coordenador pedagógico do parque.

Em educação infantil para o trânsito, crianças e jovens receberam noções básicas de regras viárias e praticaram a direção em miniveículos nas pistas iniciante e rural (off-road). Um modelo de carrinho de golf equipado com placas fotovoltaicas para movimento à base de energia solar foi apresentado ao público, como possibilidade sustentável para o dia a dia.

Em aventura, placas fotovoltaicas e aerogeradores se integram à paisagem da tirolesa. No arvorismo, uma roda d’água se destaca ao lado do playground ecológico.

No circuito ambiental, foi possível conferir o tratamento de esgoto com biodigestor e zonas de raízes filtrantes, onde ocorre a produção de biogás, energia por biomassa.

Veja também  1ª Virada Cultural de Itapecerica da Serra acontece neste final de semana

Contexto energético nacional

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica, no Brasil a geração de energias renováveis eólica e solar representam 8,5% de toda a demanda nacional, sendo 7,8% de energia eólica e 0,7% de energia solar.

A eólica está à frente porque em 2009 teve o primeiro leilão que autorizou a produção de parque eólicos no país, hoje em torno de 500. Já a energia solar, teve seu primeiro leilão em 2013 e somente em 2015 começou as instalações. Apesar de os números parecerem tímidos, a taxa de crescimento da energia solar aumenta, sobretudo, em microproduções de residências e empresas interessadas em baratear os custos da conta de luz. Só no último ano o salto representou 1.264,4%.

Segundo dados do setor, acredita-se que o cenário deve crescer ainda mais, com a recente divulgação de incentivos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), com condições especiais de financiamento para pessoa física.

No Espaço Hot Kids, o objetivo é se tornar um complexo 100% sustentável, para aliar os custos à garantia um futuro com possibilidades de qualidade de vida e preservação ambiental, além de inspirar empresários e as novas gerações para seguirem o mesmo caminho.

Eventos temáticos

O tema Energias Renováveis encerrou o projeto “Especial Ecológico” do Espaço Hot Kids, composto de quatro eventos temáticos sobre sustentabilidade, como: Água, com participação da SOS Mata Atlântica; Resíduo Zero, com participação do grupo musical Guaçatom; ODS, com participação de uma turma de alunos do Projeto Âncora; e Energias Renováveis, com outra turma do Projeto Âncora.

Para garantir a qualidade das atividades, os empresários Marcelo Feliciano Soares e Patricia Cersosimo Olinto contaram com uma equipe para a condução dos eventos, como Fernanda Campos Luiz, gestora ambiental, especialista em educação ambiental e idealizadora do projeto; Eufrasio Brolessi, professor de física e coordenador pedagógico; e Renato Ferreira, turismólogo e gestor de equipes.

Veja também  Itapecerica da Serra terá Seleção em Campeonato Internacional de Futebol de Campo

O projeto teve um “esquenta” no dia 10 de Junho, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, ocasião em que o Espaço Hot Kids recebeu a quarta turbina eólica, lançou a campanha #HotKidsSemCanudos e renovou sua neutralização de carbono, com o plantio de 60 mudas nativas de mata atlântica. Segundo Fernanda, a escolha de mudas foi estratégica: “as espécies arbóreas floríferas foram eleitas para atraírem polinizadores e as frutíferas para atraírem avifauna”.

Os eventos representam um alinhamento do Espaço Hot Kids com os Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e foram realizados em parceria com as empresas Hot Kids TV, para conteúdo educativo sobre sustentabilidade; Bioserve e Hot Energy, criada dentro do parque para soluções energéticas.

SOBRE O ESPAÇO HOT KIDS

O Espaço Hot Kids é um parque pedagógico e oficina de práticas sustentáveis, que promove lazer integrado à educação para o trânsito e educação ambiental. Foi criado há quatro anos pelos empresários Marcelo Feliciano Soares e sua esposa Patricia Cersosimo Olinto, que buscam educar crianças e adolescentes quanto à responsabilidade para se conduzir um veículo, por meio de teoria e prática em miniveículos; e inspirar quanto aos cuidados com a natureza, por meio de ações ecologicamente corretas.

Crédito: Silvia Vieira Martins
No próximo sábado, 21, o Espaço Hot Kids vai promover a quarta etapa dos eventos
O Garage Style Club promove neste domingo, dia 09, um grande encontro de carros antigos
Foi um sucesso o 'Evento de Adoção de Animais' realizado pelo Departamento de Zoonoses de