Energias Renováveis se destacam em evento de educação ambiental
Parque realizou eventos temáticos com abordagem prática e lúdica


26 de julho de 2018
(Foto: Divulgação)

O parque pedagógico Espaço Hot Kids, localizado no distrito de Caucaia do Alto, em Cotia (Grande São Paulo) realizou, no último sábado, o especial ecológico sobre Energias Renováveis, onde público e convidados especiais participaram de oficinas intercaladas às demais atrações de educação infantil para o trânsito, aventura e educação ambiental.

Para onde se olha, nos 17 mil m² do Espaço Hot Kids, é possível observar instalações para a produção de energia limpa. No total, já são quatro turbinas eólicas (energia por vento), seis painéis fotovoltaicos (energia solar), dois moinhos d’água (energia hídrica), um biodigestor (biogás) e o fogão a lenha, que também possui adaptação para gerar energia pelo calor. Ao todo, as instalações já respondem por cerca de 60% da demanda energética do parque.

Para criar proximidade entre crianças, jovens e famílias com o tema, protótipos confeccionados em madeira, fios descobre e pequenas lâmpadas, além de peças de imãs, foram disponibilizados para que cada um pudesse experimentar as teorias sobre fenômenos eletromagnéticos e como gerar energia, cuidadosamente demonstradas por Eufrasio Brolessi, professor de física e coordenador pedagógico do parque.

Em educação infantil para o trânsito, crianças e jovens receberam noções básicas de regras viárias e praticaram a direção em miniveículos nas pistas iniciante e rural (off-road). Um modelo de carrinho de golf equipado com placas fotovoltaicas para movimento à base de energia solar foi apresentado ao público, como possibilidade sustentável para o dia a dia.

Em aventura, placas fotovoltaicas e aerogeradores se integram à paisagem da tirolesa. No arvorismo, uma roda d’água se destaca ao lado do playground ecológico.

No circuito ambiental, foi possível conferir o tratamento de esgoto com biodigestor e zonas de raízes filtrantes, onde ocorre a produção de biogás, energia por biomassa.

Veja também  Só Fusca Clube chega a sua 18ª Edição

Contexto energético nacional

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica, no Brasil a geração de energias renováveis eólica e solar representam 8,5% de toda a demanda nacional, sendo 7,8% de energia eólica e 0,7% de energia solar.

A eólica está à frente porque em 2009 teve o primeiro leilão que autorizou a produção de parque eólicos no país, hoje em torno de 500. Já a energia solar, teve seu primeiro leilão em 2013 e somente em 2015 começou as instalações. Apesar de os números parecerem tímidos, a taxa de crescimento da energia solar aumenta, sobretudo, em microproduções de residências e empresas interessadas em baratear os custos da conta de luz. Só no último ano o salto representou 1.264,4%.

Segundo dados do setor, acredita-se que o cenário deve crescer ainda mais, com a recente divulgação de incentivos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), com condições especiais de financiamento para pessoa física.

No Espaço Hot Kids, o objetivo é se tornar um complexo 100% sustentável, para aliar os custos à garantia um futuro com possibilidades de qualidade de vida e preservação ambiental, além de inspirar empresários e as novas gerações para seguirem o mesmo caminho.

Eventos temáticos

O tema Energias Renováveis encerrou o projeto “Especial Ecológico” do Espaço Hot Kids, composto de quatro eventos temáticos sobre sustentabilidade, como: Água, com participação da SOS Mata Atlântica; Resíduo Zero, com participação do grupo musical Guaçatom; ODS, com participação de uma turma de alunos do Projeto Âncora; e Energias Renováveis, com outra turma do Projeto Âncora.

Para garantir a qualidade das atividades, os empresários Marcelo Feliciano Soares e Patricia Cersosimo Olinto contaram com uma equipe para a condução dos eventos, como Fernanda Campos Luiz, gestora ambiental, especialista em educação ambiental e idealizadora do projeto; Eufrasio Brolessi, professor de física e coordenador pedagógico; e Renato Ferreira, turismólogo e gestor de equipes.

Veja também  Passageira denuncia motorista de aplicativo por estupro em Taboão da Serra

O projeto teve um “esquenta” no dia 10 de Junho, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, ocasião em que o Espaço Hot Kids recebeu a quarta turbina eólica, lançou a campanha #HotKidsSemCanudos e renovou sua neutralização de carbono, com o plantio de 60 mudas nativas de mata atlântica. Segundo Fernanda, a escolha de mudas foi estratégica: “as espécies arbóreas floríferas foram eleitas para atraírem polinizadores e as frutíferas para atraírem avifauna”.

Os eventos representam um alinhamento do Espaço Hot Kids com os Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e foram realizados em parceria com as empresas Hot Kids TV, para conteúdo educativo sobre sustentabilidade; Bioserve e Hot Energy, criada dentro do parque para soluções energéticas.

SOBRE O ESPAÇO HOT KIDS

O Espaço Hot Kids é um parque pedagógico e oficina de práticas sustentáveis, que promove lazer integrado à educação para o trânsito e educação ambiental. Foi criado há quatro anos pelos empresários Marcelo Feliciano Soares e sua esposa Patricia Cersosimo Olinto, que buscam educar crianças e adolescentes quanto à responsabilidade para se conduzir um veículo, por meio de teoria e prática em miniveículos; e inspirar quanto aos cuidados com a natureza, por meio de ações ecologicamente corretas.

Crédito: Silvia Vieira Martins
No próximo sábado, 21, o Espaço Hot Kids vai promover a quarta etapa dos eventos
O Casar em Itapecerica está em sua primeira edição organizada pela assessoria de casamentos Perfect
A comemoração de 27 anos de São Lourenço da Serra terá uma programação especial na