Embu das Artes já vacinou mais de 160 mil contra a febre amarela
Muitos não são moradores de Embu das Artes mas recebem a vacina
(Foto: Divulgação)

As cidades da região estão em alerta na prevenção e combate contra a febre amarela. Em um balanço fornecido pela Secretaria de Saúde de Embu das Artes ao Jornal Primeiro Notícias ao todo cerca de 160 mil pessoas já foram vacinadas, dessas 110 mil apenas nos primeiros dias deste ano, de moradores e não moradores da cidade. No momento os estoques estão esgotados nas UBS’s com previsão de ser reposto na segunda-feira, dia 22.

A cidade não registrou nenhum caso de febre amarela em macacos ou mesmo em humanos, porém a prevenção é essencial palas áreas de mata e proximidade de cidades como Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, que registraram casos em macacos e recentemente um homem morreu ao contrair a doença em Itapecerica da Serra e viajou para Salvador, onde foi a óbito.

Segundo Leonardo Marcolan, coordenador da Vigilância Epidemiológica da cidade, trata-se da maior ação de cidadania e saúde pública dos últimos 15 anos. Devem tomar a dose toda a população a partir de 9 meses de idade*. Basta comparecer à UBS mais próxima com um documento pessoal, carteira de vacinação e cartão do SUS, se possuir, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
É importante destacar que a febre amarela é uma doença infecciosa aguda causada por picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. Vale ressaltar que o macaco é apenas uma vítima e não devem ser maltratados ou mortos, como já houve relatos, prática de pessoas com falta de informação acerca do assunto, que é a febre amarela.

Recomendação – Não pode tomar a dose: gestantes, pacientes que tomam imunossupressores, pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia, pacientes que fazem diálise e hemodiálise, soro positivo HIV (pode tomar a vacina se apresentar relatório do especialista que o acompanha), pacientes que receberam alta nos últimos dois anos de tratamento contra o câncer (podem tomar apresentando a carta do oncologista), portadores de artrite reumatoide, lúpus, doenças neurológicas graves (paciente com crise convulsiva sem controle), pacientes que tenham tomado a vacina contra a febre amarela há menos de um ano.

Veja também  Campanha de vacinação contra gripe
Crédito: Redação
Todas as 16 Unidades Básicas de Saúde de Embu das Artes estarão abertas no próximo
A Secretaria de Saúde de Cotia manterá a rotina de vacinação contra a Febre Amarela nas Unidades Básicas
A vacinação contra a febre amarela será restrita aos moradores de Embu das Artes a