Embu das Artes fica em primeiro lugar no Estado pelo combate à tuberculose
28 de setembro de 2017
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes recebeu mais um prêmio em reconhecimento ao trabalho realizado no combate à tuberculose. Durante o Fórum Estadual de Tuberculose, realizado na segunda-feira, 25/9, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, Leonardo Marcolan, coordenador da Vigilância Epidemiológica da cidade, representando o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, recebeu o prêmio de 1º lugar em “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”, do grupo de 60 a 99 casos/ano de tuberculose, no Estado de São Paulo.

Desde 2001, Embu das Artes vem sendo premiada pelo cumprimento de todos os critérios de excelência estabelecidos pela premiação. Segundo Marcolan, em 2016, houve 99% de cura dos pacientes, sendo que apenas um abandonou o tratamento, que é oferecido, gratuitamente, nas unidades básicas de saúde. Ainda segundo ele, a adesão ao tratamento é obtida por meio de incentivos aos pacientes, como cesta básica, kit lanche na unidade e, em alguns casos, isenção da tarifa de transporte. “Gostaria de agradecer o apoio das unidades e de todos profissionais envolvidos, pois é o trabalho em equipe que faz a diferença” – declara.

Saiba mais

Se você está com tosse há mais de 15 dias, sendo fumante ou não, procure uma unidade básica de saúde para fazer o exame de escarro. A tosse é o principal sintoma da tuberculose, doença infecciosa, que pode atingir qualquer órgão ou tecido do organismo, mas a forma clínica mais frequente é a pulmonar. Ela é transmitida, principalmente, através de tosse e espirro, e pode apresentar os seguintes sintomas: febre, perda de peso, falta de apetite, suor noturno e cansaço.

Para mais informações, procure unidade básica de saúde mais próxima de sua residência e saiba sobre exames e tratamento. A tuberculose quando não diagnosticada e tratada adequadamente pode matar.

Veja também  GCM controla incêndio em carro com problemas mecânicos em Taboão
Crédito: Prefeitura de Embu das Artes
O município de Itapecerica da Serra recebeu nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, prêmio pela
A partir do dia 22 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Cotia
Ouvir que uma pessoa foi levada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital