Embu das Artes conquista título inédito no futsal masculino vencendo Cotia
O time masculino de futsal do Embu das Artes (Sub-21) conquistou o Sub-Regional dos Jogos da Juventude em cima do Cotia
26 de abril de 2017
Time do futsal masculino é destaque e vence o time de Cotia (Foto: Rodrigo Lopes )

O time masculino de futsal do Embu das Artes (Sub-21) conquistou o Sub-Regional dos Jogos da Juventude em cima do Cotia, na última quinta-feira, dia 20, jogando na casa do adversário no Ginásio de Esportes de Caucaia do Alto (CEUC), em Cotia. O time embuense venceu o primeiro jogo da final por 7 a 6, no Ginásio do Jd. Independência, e foi para a segunda e decisiva partida com a vantagem de empate por qualquer resultado.

O jogo foi equilibrado. Mesmo o Embu das Artes mantendo a posse de bola, aos 10 minutos do primeiro tempo, o Cotia abriu o placar. No final da etapa inicial, o camisa 10 do Embu, Fabinho, se machucou e não conseguiu voltar pra partida.

Após perder um dos seus melhores jogadores, Embu só conseguiu reagir aos 10 minutos do segundo tempo, empatando a partida com o gol de Tiago, e dois minutos depois o próprio Tiago marcou novamente, virando para 2 a 1.  O time da casa começou a pressionar a equipe embuense, optando por jogar com goleiro linha. O gol de empate saiu faltando 4 minutos para o fim.

O treinador Antonio conversou com os atletas para corrigir a marcação. Até então, o empate por qualquer resultado daria o título ao time de Embu. A bola não voltou a balançar as redes e Embu se consagrou campeão do Sub-Regional 2017, no jogo que terminou 2 a 2.

O time do Embu não jogou com o goleiro titular. Ele havia se machucado no primeiro jogo da final. O seu reserva assumiu a titularidade no segundo jogo e fez uma boa partida.

Antonio Rocha Xavier é técnico do futsal em Embu das Artes

“Jogar na casa do adversário para nós não muda tanto. Pode jogar em casa ou fora, a gente sempre prioriza a posse de bola. Mas foi um jogo predeira porque o time adversário conta com jogadores entrosados, mas o Embu conseguiu impor o nosso esquema de jogo. No geral, todos jogaram muito bem”, comentou o treinador do Embu das Artes, Antonio da Rocha Xavier.

Veja também  Acidente deixa duas pessoas mortas em Embu das Artes

Há três anos no comando da equipe, Antonio se sente esperançoso agora como campeão, e espera que mais pessoas possam apoiar o futsal masculino de Embu. “É a primeira vez que o Embu das Artes vence o campeonato Sub-Regional, até porque o futsal nunca teve apoio. Finalmente a gente ganhou. Temos a esperança de um melhor apoio, que as pessoas comecem a olhar pra gente do futsal como um todo”, salientou.

Jogadores destaque do futsal masculino em Embu das Artes

Esse mesmo time da categoria Sub-21 que ganhou a final do Sub-Regional, acabou se classificando para o Campeonato Regional que acontece no segundo semestre deste ano. Os jogos regionais serão sediados na cidade de São Bernardo do Campo (ABC Paulista).

Já a categoria Sub-17 começa o torneio Clube Escola no próximo dia 6 de maio. A competição pe organizada pela Prefeitura de São Paulo.

“Eu me sinto realizado em ter ajudado na conquista desse campeonato. Fico plenamente satisfeito com o trabalho feito, conseguimos treinar e colocar tudo em prática, devo agradecer também pela confiaça de outros professores que nos ajudaram, o Whashington, Willian e Daniel. Quero agradecer em especial os coordenadores Juliana e Claudinho, que ajudaram e foram com a gente para Cotia”, disse o treinador Antonio.

A comissão técnica do Embu das Artes pretende abrir uma seletiva para fortalecer e melhorar o time, mas para isso, é necessário  ter a garantia na participação de vários outros campeonatos para o futsal masculino de Embu.

Texto por Repórter Rodrigo Lopes

Crédito:
Após derrota sofrida por 3 a 0 diante do Osasco Audax, em jogo válido pelo
A partida entre Brasil e Bélgica pela Copa do Mundo, que começa às 15h desta
Pamela Mendonça de Oliveira, de 31 anos, está desaparecida há cinco dias. Após a partida