Em outubro, mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem agendar mamografia sem pedido médico
Nos dias 5 e 26/10, das 8h às 13h, seis Unidades Básicas de Saúde vão funcionar para coleta de Papanicolau de mulheres com idade entre 25 e 64 anos
3 de outubro de 2019
(Foto: Vagner Santos )

O mês é de conscientização contra o Câncer de Mama e, pela passagem do Outubro Rosa, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar as ações de diagnóstico precoce da doença. Durante todo o mês, as mulheres que tiverem idade entre 40 e 69 anos poderão agendar a mamografia, mesmo que não tenham pedido médico. O exame será realizado no Setor de Diagnóstico por Imagem municipal, localizado na UBS do Atalaia.

“A gente sabe que o diagnóstico precoce aumenta o sucesso no tratamento e a qualidade de vida da paciente. Há um ano, investimos no Setor de Diagnóstico que conta com mamógrafo e temos capacidade para atender toda a demanda da rede municipal”, disse o prefeito Rogério Franco.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo da ação é facilitar o acesso, ampliar a oferta e realizar o diagnóstico precoce da doença. As interessadas que tenham idade entre 40 e 69 anos devem se dirigir ao Setor de Diagnóstico por Imagem que fica na rua Antônio Frederico Ozanan, ao lado da UPA Atalaia.

Além da intensificação na realização de mamografia, a Secretaria de Saúde também abrirá seis UBS, nos dias 5 e 26 de outubro, das 8h às 13h, para coleta de Papanicolau em mulheres com idade entre 25 e 64 anos que estejam com o exame atrasado. Nesta ação também não será necessário pedido médico, basta ser moradora de Cotia e comparecer à UBS Atalaia, Arco-Íris, Caucaia, Mirizola, Portão ou Rio Cotia e apresentar RG, comprovante de endereço e cartão do SUS. O atendimento será feito mediante a distribuição de senha e as vagas são limitadas.

Veja também  Instagram passa por instabilidade; usuários relatam problemas no app
Crédito: Prefeitura de Cotia
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) anunciou que vai prorrogar a
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (7) que irá substituir gradualmente a vacina oral
O Ministério da Saúde iniciou a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Neste