Em greve, funcionários públicos de Cotia protestam pelas ruas da cidade
Impasse entre Prefeitura e categoria continua
30 de julho de 2018
(Foto: Toque da Cidade)

Após tentativas fracassadas de diálogo com o prefeito Rogério Franco, os servidores públicos de Cotia decidiram aderir greve geral. Na manhã desta segunda-feira (30), mais uma vez, funcionários se reuniram em frente ao prédio da Prefeitura, mas foram impedidos de entrar. O prefeito não recebeu a comissão dos servidores até o momento.

Por volta das 9h00, centenas de servidores deram início a caminhada de conscientização pelas ruas do centro do município. A maioria das escolas estão sem aulas.

A esperança era de que o prefeito Rogério Franco atendesse a categoria, já que a sua exigência, de tirar dois membros da comissão dos funcionários, foi atendida.

Mesmo assim, o pedido de reunião com o chefe do executivo foi ignorado. Em votação, a maioria decidiu manter a greve.

A deliberação do movimento foi de que diariamente ocorressem assembleias, na tentativa de conseguir um encontro com Franco. Os servidores seguiram até o centro de Cotia para decidir os horários e locais que devem acontecer as próximas mobilizações.

O movimento também decidiu mobilizar os demais funcionários para aderirem à greve, já que alguns ainda seguem as atividades.

Na última quinta-feira (26/07), um grupo de professores se reuniu com a secretária de Educação, Neusa Rodrigues da Fonseca, para tratar do problema. Segundo informações, o prefeito se recusa a receber a comissão pelo fato de ter a presença da diretora Silvana Bezerra e do professor José Marcos.

A comissão então decidiu afastá-los para que não haja mais um empecilho na tentativa de negociação com o executivo. “Fica bem claro que o prefeito está com medo de receber duas pessoas que não têm medo de dizer o que tem que ser dito. A gente não vai ser um empecilho, vamos nos abster da reunião para que haja uma solução viável para todos nós”, disse Silvana, na ocasião.

Prazo

O prazo de 72 horas, dado pelos funcionários públicos para que o prefeito se manifestasse, foi decidido em reunião após o ato que ocorreu na última quarta-feira (25), em frente à prefeitura. Os servidores decidiram agir conforme a lei para evitar problemas com a administração municipal.

Veja também  Golpe promete convite do Nubank para roubar dados de clientes

Conforme o artigo13 da Lei da Greve, “em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 horas da paralisação”.

O prazo, no entanto, venceu ao meio-dia da última sexta-feira (27), já que Franco não se manifestou, e a greve está assegurada de acordo com a lei.

Greve

Em assembleia, realizada na manhã desta terça-feira (24), a maioria dos servidores decidiu cruzar os braços. Os trabalhadores foram até a prefeitura para se reunirem com o prefeito Rogério Franco, com o objetivo de discutir os projetos, de autoria do executivo, que retiram direitos dos servidores, alterando seus planos de carreira.

A greve poderia ter sido evitada, segundo os servidores, se o prefeito tivesse os atendido. A prefeitura, no entanto, fechou as portas e informou que Franco não estava no prédio.

Comissão

Rogério Franco já havia recusado a proposta, determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), em receber uma comissão dos servidores municipais para negociação.

Segundo nota da prefeitura, a Secretaria Municipal de Governo encaminhou um ofício ao presidente do Sintrasp, Toninho do Caps, confirmando a reunião, que deveria ocorrer na segunda-feira (23), mas estabelecendo quem seriam os membros que participariam do encontro.

Ainda de acordo com o executivo, a comissão deveria ser composta pelo presidente e tesoureiro do Sintrasp e mais oito servidores (sendo quatro efetivos indicados pelo chefe do executivo e quatro efetivos integrantes da diretoria executiva do Sindicato).

O sindicato se recusou em aceitar a proposta da prefeitura, alegando que a comissão de servidores foi formada “legitimamente” e de “forma democrática”.

Um novo ofício, solicitando a reunião, foi protocolado pelo sindicato, mas sem retorno da prefeitura.

Diante do impasse, a prefeitura disse que, por já ter desmarcado o encontro, Rogério Franco “prosseguiu com seus compromissos” no dia e não teve “tempo hábil para remanejamento da agenda”.

Veja também  São Lourenço da Serra registra morte por Covid-19

Justiça

No dia 12 deste mês, o TJ-SP havia determinado um prazo para que houvesse diálogo entre a Prefeitura de Cotia e representantes dos servidores públicos municipais. O prefeito Rogério Franco não compareceu à reunião. Quem representou o executivo foi o diretor de Recursos Humanos, Fábio Leal de Oliveira, e os procuradores Eduardo João Gabriel Fleck e Fernanda Cristina Sartori.

O argumento utilizado pela prefeitura é que os cortes, feitos nesta reforma, foram necessários para assegurar o equilíbrio financeiro do município. Como não houve diálogo com os servidores antes de levar os projetos para a câmara, o vice-presidente do TJ-SP, desembargador Artur Marques da Silva Filho, propôs uma pauta de negociação entre as partes. Mas não ocorreu.

Os vereadores aprovaram, durante a sessão ordinária do dia 27 de junho, três projetos de lei complementar que alteram planos de carreira e cortam benefícios dos servidores públicos de Cotia. Todos os projetos são de autoria do prefeito Rogério Franco.

A indignação das categorias é que não houve diálogo por parte da prefeitura. Os projetos foram aprovados em apenas uma única sessão.

Para os agentes de trânsito e defesa civil as alterações principais estão no Plano de Caros, Carreiras e Salários (PCCS), atribuindo três novos fatores de vencimentos e revogando inúmeros artigos da lei sobre o Plano. No magistério, também há alteração no PCCS, além do estatuto e remuneração do quadro.

O prefeito, segundo o Sintrasp, não apresentou nenhum respaldo orçamentário que justifiquem as alterações atribuídas.

Outro Lado

A Prefeitura de Cotia, em nota, disse que “as propostas foram necessárias para atender exigências legais e assegurar o equilíbrio financeiro do município”.

Também informou que não houve supressão de direitos adquiridos, e que esses “estão mantidos e serão respeitados”.

Nota Oficial da Prefeitura de Cotia
A Prefeitura de Cotia vem a público esclarecer que recebeu no dia 19 de julho um ofício do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos do Município de Osasco e Região (Sintrasp) solicitando uma reunião com o prefeito para tratar de temas que constam da ação judicial movida por representantes dos funcionários públicos contra a municipalidade.

Veja também  Cotia incentiva o plantio com doação de mudas de espécies nativas

Além de da pauta a ser discutida (Dissídio Salarial; Revogação da legislação que trata do direito dos servidores; e Construção de uma pauta permanente de valorização dos servidores), o documento também indicou 8 (oito) servidores para participar da reunião, sem especificar, no entanto, os motivos para escolha de cada um dos funcionários ali nomeados.

Em resposta ao Sindicato e em atendimento à recomendação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), a Secretaria Municipal de Governo encaminhou ofício ao presidente do Sintrasp, confirmando a reunião em 23 de julho, às 15h, mas estabelecendo que a indicação dos membros fosse composta por: presidente e tesoureiro do Sintrasp, e 8 servidores (sendo 4 efetivos indicados pelo chefe do executivo e 4 efetivos integrantes da diretoria executiva do Sindicato).

Na manhã desta segunda-feira, 23 de julho, o presidente do Sintrasp entrou em contato com o Secretário de Governo por telefone para dizer que o sindicato não concordava com o ofício da Prefeitura e, portanto, a reunião seria desmarcada.

Diante do cancelamento da agenda com os servidores, o prefeito prosseguiu com seus compromissos e participou no período da tarde de formatura dos cursos de geração de emprego e renda da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Ocorre que, às 13h45 desta segunda, o Sintrasp protocolou novo ofício contrariando o que havia sido dito de manhã e informando que o presidente do Sindicato estaria presente às 15h, juntamente com os servidores inicialmente indicados. Porém, em função do cancelamento da reunião por parte do sindicato (anunciado no período da manhã), e sem tempo hábil para remanejamento da agenda, a reunião não aconteceu.

Importante destacar que, em nenhum momento, a Prefeitura se negou a atender os servidores juntamente com o Sindicato. A reunião não ocorreu devido ao cancelamento por parte do Sintrasp, no período da manhã.

Servidores estão em greve, por enquanto o impasse sem o diálogo continua.

*Com informações do jornal Folha de Cotia

Crédito: Redação / Com informações da Folha de Cotia
Os funcionários da Prefeitura de Embu das Artes enfrentam mais um mês de incerteza no
Parte dos servidores públicos de Cotia estão em greve. Nesta sexta-feira (3) a paralisação entra
Em meio às tensões e aos rumores de greve geral do quadro de servidores municipais,