Duelo de gigantes: Real Madrid e Juventus disputam o título da Liga dos Campeões neste sábado
Grande final é neste sábado.
2 de junho de 2017
Final no País de Gales (Foto: YouTube)

Real Madrid (Espanha) e Juventus (Itália) fazem, neste sábado, o jogo mais aguardado da temporada europeia, a final da Uefa Champions League 2016-17, que será disputada em Cardiif, no País de Gales. O todo poderoso Real Madrid e atual campeão do torneio tenta a sua 12ª conquista, já o gigante italiano da cidade de Túrin, a Juventus, está em busca do seu terceiro título. O último foi vencido na temporada 1995-96.

Juventus.

A Juventus tem a chance de ser campeã invicta na atual edição da Liga dos Campeões. O feito já foi alcançado seis vezes desde a temporada 1992/93, mas, em caso de vitória na final de sábado, a Velha Senhora poderá tirar onda até com os outros invictos: terá aproveitamento de 84,6%, com dez vitórias e três empates. Barcelona e United, como mostra a tabela abaixo, são os invictos de melhor desempenho até então, com 79,4% dos pontos conquistados.

Os comandados de Massimiliano Allegri foram brilhantes de cabo a rabo da temporada 2016/17: levaram a Copa Itália e o inédito hexacampeonato italiano. Os números de cada campeonato, com aproveitamentos próximos de 80%, mostram a superioridade da Juve no cenário nacional.

Real Madrid

O Real não se cansa de levantar a orelhuda, mas a cada ano existe um novo recorde para cair por terra. A bola da vez é ser campeão em anos seguidos, façanha ainda inédita desde 1992/93, na versão Liga dos Campeões. Quatro equipes tiveram a oportunidade e não conseguiram: Milan, Ajax, Manchester United e a adversária Juventus. Chegou a hora do time de Zidane? Ah, vale lembrar que o próprio Real Madrid já detém o recorde de maior sequência de títulos do torneio, justamente nas cinco primeiras edições (de 1955/56 a 1959/60), quando o formato era distinto do atual.

Veja também  Operação Natal: GCM apreende motos em Embu das Artes

Raio X dos Jogadores

Se compararmos o nível de experiência em competições internacionais dos elencos de Juventus e Real Madrid, não é errado pensar que, com Buffon, Chiellini, Bonucci, Dani Alves e companhia, o time italiano tem mais tarimba. Mas, se a análise for pelos títulos da Champions jogador por jogador, os merengues dão uma senhora lavada – com o perdão do trocadilho. São 35 títulos acumulados contra apenas cinco da Juve, levada nas costas pelas três taças de Daniel Alves, que, por sua vez, as conquistou pelo Barcelona. Fica a expectativa pelo confronto pessoal entre Dani e CR7 pela quarta taça da vida de um deles. Quem leva essa? Francisco Gento, com seis conquistas de Taça dos Campeões pelo Real Madrid (55/56 a 59/60 e 65/66), é o mais vitorioso da história.

O abismo é grande também na artilharia. Cristiano Ronaldo é, de longe, não só o maior artilheiro em Ligas dos Campeões presente neste duelo, como também o é em toda a história, com 103 gols. Companheiro de CR7 no ataque, Benzema está no Top 5 dessa lista geral também, com 51. Curioso notar Higuaín, que marcou oito de seus 17 gols pelo Real Madrid, liderando a lista da Juve, e Morata, em contrapartida, na relação dos madridistas, tendo assinalado sete desses 11 gols pela Juventus.

Favoritismo do Real ou honraria da Juventus?

Se falarmos de aproveitamento em finais por clube, achamos uma curiosidade que pode até ser vista por alguns como presságio para o que vai acontecer no Estádio Nacional de Gales: o Real arremata a taça em quase 80% das vezes, enquanto a Juve perde três a cada quatro decisões que disputa. Será que a Velha Senhora contraria as estatísticas?

Veja também  Paulista Feminino: Embu das Artes arranca empate contra Juventus e continua na briga pelo G-4

Com informações do Globoesporte.com e ESPN

Crédito:
O 1º turno do Campeonato Brasileiro se encerra na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto,
Antonio Machado foi o grande cartoleiro sortudo da 11ª rodada do Cartola FC. Ele mitou
O Primeiro Notícias vai premiar os três melhores cartoleiros do 1º turno da LIGA PRIMEIRO