Deu confusão: Manifestantes brigam e GCM impede tumulto generalizado
Confusão aconteceu durante a sessão na Câmara Municipal
9 de agosto de 2017
Plenário lotado em Embu das Artes (Foto: Divulgação)

A sessão da Câmara de Embu das Artes na noite desta quarta-feira, dia 09, dessa vez deu confusão, isso porque em razão de um cartaz levantado manifestantes deram inicio a uma briga e foram parar na delegacia, conduzidos pela GCM. O plenário estava completamente lotado e por diversas vezes foi suspensa, por conta da bagunça.

A Câmara Municipal com antecedência solicitou o apoio da Guarda Municipal para proteger a integridade física da população que prometia em redes sociais comparecer na sessão. Na confusão, a GCM atuou para manter a ordem e retirou do plenário os manifestantes que iniciaram a briga, evitando assim uma baderna ainda maior.

Um GCM que interviu na briga relatou que pulou a grade do plenário e juntamente com outros GCM’s contiveram os manifestantes. “Tinha criança, idosos. Minha preocupação no momento era a segurança de todos, imagina se alguém começa a correr pisoteando as pessoas”, disse ao Jornal Primeiro Notícias.

Bandeira da CUT ao lado de fora da Câmara durante manifestação

Na delegacia estavam duas pessoas com camisetas do PDT, apesar de boa parte dos manifestantes defenderem que o protesto contra a taxa do lixo não é defendido por sigla partidária. De outro lado também estavam outras pessoas que participaram das agressões verbais e também físicas. Durante a manifestação, era possível notar diversas lideranças políticas, além de uma bandeira da CUT estendida ao lado de fora da Câmara. Um manifestante chegou a virar a camiseta do PT do avesso para não ser identificado como líder partidário.

Assim como na semana passada, a rua foi fechada pelos manifestantes e mais uma vez impediram o trafego normal dos veículos. O que restou foi muito lixo e sujeira tanto no plenário como na rua em frente à Câmara.

Muita sujeira no plenário da Câmara

Atualização 22h30 – Em contato com a GCM recebemos o relato que a briga teve início entre os próprios manifestantes e a GCM interviu na confusão, separou a briga e retirou os envolvidos na briga de dentro da Câmara. O mais exaltado após a GCM separar ele ainda estava procurando confusão. Os guardas apesar de todas as provocações se mantiveram centrados dentro da legalidade, garantindo a ordem e preservando a integridade de todos os presentes. Os envolvidos depois de identificados foram levados a Delegacia de Polícia, está sendo apresentada a ocorrência pela guarda municipal por agressão mútua.

Veja também  Convenção Estadual do Podemos acontece no dia 22 de julho
Crédito: Redação
Após tumulto e tentativa de rebelião no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Itapecerica da
Quem passou pelo Pirajuçara na manhã da segunda-feira, dia 23, se assustou com a quantidade
A primeira sessão da Câmara Municipal de Embu das Artes após o recesso parlamentar não