Denúncia envolvendo a segurança de Itapecerica da Serra
5 de agosto de 2017
(Foto: )

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra vem enfrentando dificuldades estruturais em seus sistemas de monitoramento e comunicação, segundo aponta uma denúncia anônima feita recentemente. As informações indicam a ausência de rádios comunicadores nas viaturas da corporação, impedindo a comunicação entre os guardas e a central de monitoramento, incluindo os agentes de trânsito.

De acordo com relatos, os problemas começaram a surgir através da não renovação de contrato com a empresa responsável pela locação dos rádios comunicadores, situação que atrapalha o policiamento preventivo da GCM, além de “colocar em risco grande parte dos agentes que trabalham nas ruas por não terem recursos para pedir apoio”.

A declaração feita no final de maio deste ano, pelo secretário de Segurança, Trânsito e Transportes de Itapecerica da Serra, Dr. Oswaldo Cardenuto, de que a administração havia reformado 12 das 34 câmeras de monitoramento instaladas na cidade, também foi questionada. De acordo com o informante da denúncia, “não aconteceu, só trocaram algumas câmeras que estavam com defeito”.

Em uma publicação no site oficial da prefeitura, feita no dia 25 de maio deste ano, a administração informou que “o sistema foi totalmente renovado”, confirmada pelo secretário Dr. Oswaldo Cardenuto: “Hoje as 34 câmeras estão funcionando com nitidez”.

Sobre o sistema de monitoramento, o denunciante diz que somente um funcionário do departamento de trânsito está no comando fazendo o monitoramento das 44 câmeras espalhadas, de segunda a sexta, das 8h às 17h. ” O foco é multa de trânsito e não segurança dos munícipes, no período noturno fica um funcionário monitorando as câmeras das 18h às 2H da madrugada, e após esse horário não tem ninguém para realizar o monitoramento, mesmo que um dos monitores de câmera consiga visualizar algo de errado como roubo ou outros delitos, até conseguir entrar em contato com as viaturas via telefone o meliante já conseguiu fugir ou coisa pior”, ressaltou.

Veja também  Corpo de jovem é encontrado carbonizado em Itapecerica da Serra

O Primeiro Notícias entrou em contato com o comando da Guarda Cívil Municipal de Itapecerica da Serra. A corporação confirmou a veracidade dos fatos mencionados na denúncia, mas assegurou que os problemas já estão sendo resolvidos pela Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte. A equipe também entrou em contato com a comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra, que até a publicação dessa matéria não emitiu esclarecimentos sobre o assunto.

Crédito:
A Polícia Militar encontrou na madrugada de quinta-feira (23) uma criança de dois anos sozinha,
Dois jovens, de 23 e 29 anos, foram presos durante a noite desta quarta-feira (08)
Meias coloridas, rosto pintado e nariz de palhaço. Quem passa pelo 36º Batalhão de Polícia