Dani Mattos leva Heitor Villa-Lobos para crianças e educadores em Embu das Artes
Trabalho foi viabilizado com recursos da Lei Rouanet. As inscrições estão abertas
22 de maio de 2019
(Foto: Alex Malheiros)

A música do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) vem tomando conta de salas de aula e centros culturais em diversos estados brasileiros. A cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos leva para professores e estudantes da rede pública de ensino a oficina “Villa Lobos Para Todos”.

A oficina faz parte de um projeto desenvolvido pela regente intitulado “Villa-Lobos para Todos” e baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro.

“A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos, a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica a regente e pesquisadora Dani Mattos.

Cada oficina tem duração de três horas, sendo duas horas dedicadas ao trabalho com os educadores e uma hora com os estudantes.

Durante as oficinas, os educadores recebem um material de apoio. Um guia com um resumo de atividades interdisciplinares que a regente organizou em seus vinte anos de experiência. Essas atividades podem ser multiplicadas pelos profissionais de ensino.

A oficina propõe diversas maneiras de vivenciar a música e seus elementos de maneira lúdica, divertida, sempre em grupo. O repertório trabalhado será de músicas infantis brasileiras, pesquisado e arranjado por Villa-Lobos. O trabalho foi viabilizado com recursos da Lei Rouanet, e tem o apoio cultural do Grupo Saga, Klabin S.A. e Transire Eletrônicos.

Embu das Artes:

A oficina de musicalização “Villa-Lobos para Todos” destinada a educadores infantis e infantojuvenis acontece no dia 23 de maio, quinta-feira, em dois horários: das 15h30 às 16h30 e das 17h às 19h. O encontro acontece na Escola Colibri, em Embu das Artes (SP).

Veja também  13º GP Jovões Carrinho de Rolimã acontecerá em Itapecerica

Sobre Dani Mattos:

Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. Atuou como regente em Ilhabela de 1999 a 2003. É formada em regência e Educação Artística pela Faculdade de Música Santa Helena, estudou na Escola Municipal de Música, no Conservatório Musical Brooklin Paulista e na escola experimental do SESC. Fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e Roberto Gnatalli, em Londrina (PR).

Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França. Com o Coral São João, criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores. Assim, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos para crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro. Além do grupo vocal Poucas & Boas, a cantora e regente Dani Mattos formou o grupo “Toque de Bambas” e Dani Mattos Quartet. Lançou em 2019 seu primeiro EP Cronistas da Cidade, pelo selo 7 Melódica.

Serviço:

Oficina: “Villa-Lobos para Todos”

Data: 23/05/2019 (quinta-feira), das 15h30 às 16h30 e das 17h às 19h

Local: Escola Colibri – Condomínio Jardim Colibri

Endereço: Via das Magnólias, 44, Jardim Colibri, Embu das Artes, São Paulo.

Público alvo: educadores infantis e infantojuvenis

Projeto Villa Lobos para Todos: http://villa-lobosparatodos.com.br/

Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/

Instagram: @danimmattos e @7melodica

Informações Oficina Heitor Villa Lobos: danimattosproducoes@gmail.com

Crédito: Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, abre
Um homem foi preso acusado de agredir e estuprar sua ex-namorada no Jardim Independência em
A Rodoviária de Embu das Artes ampliou os destinos para atender os passageiros. Agora o