Cupom de desconto do Burger King é golpe no WhatsApp
Uma mensagem que circula no aplicativo oferece 50 reais na rede de lanches e vem acompanhada de um link malicioso, que supostamente dá acesso à promoção
4 de janeiro de 2018
A empresa negou que esteja oferecendo o cupom que aparece na mensagem (Foto: Folhapress)

Um novo golpe começou a se propagar pelo WhatsApp, desta vez envolvendo a rede de lanches Burger King. Os usuários do aplicativo recebem uma mensagem oferecendo um suposto cupom de 50 reais de desconto nas lojas da rede, junto com um link no qual deve ser feito um cadastro. A empresa informou que a promoção é falsa.

Segundo o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime da empresa de segurança PSafe, o esquema do golpe é semelhante a outros que circulam no aplicativo. A vítima é induzida a clicar em um link malicioso que se parece com a URL da empresa. Assim, ela é direcionada a um site falso e encaminhada para fazer um cadastro em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou induzida a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de ataques. A mensagem ainda apressa os usuários a fazer o cadastro, afirmando que a promoção “está acabando”.

De acordo com a PSafe, mais de 260.000 pessoas foram impedidas de clicar no link pelo DFNDR Security, uma dos aplicativos desenvolvidos pela empresa que bloqueia links e conteúdos suspeitos, só nas últimas 6 horas. Isso significa, segundo a companhia, que o número de acessos totais deve ter sido muito maior.

Uma das orientações para usuários de aplicativos de mensagens é desconfiar de qualquer promessa exagerada. A PSafe afirma que preciso checar sempre se a promoção é válida, preferencialmente entrando em contato com a empresa ou órgão do governo envolvido.

Também é recomendável que o usuário mantenha em seu celular um software de segurança com a função antiphishing, capaz de analisar todas as ameaças existentes no ambiente on-line.

Para quem já clicou no link, a orientação é entrar em contato com a operadora de celular para cancelar qualquer serviço de SMS pago que o hacker possa ter contratado, passar um antivírus no celular e remover a permissão de notificações do Chrome para não receber novas mensagens de golpe pelo telefone.

Veja também  “Esparrama Memória” terá apresentações gratuitas neste domingo, 15
Crédito: Veja
O WhatsApp está com instabilidade e não baixa áudio na manhã desta quarta-feira (3). O
Já pensou que ao receber uma mensagem de um grande amigo pedindo dinheiro, pode ser
O aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, de propriedade do Facebook, informou na segunda-feira (13) que