Cuidado com o novo golpe aplicado no whatsapp; vítimas em Embu das Artes e região
Conhece alguém que sofreu golpes assim? Relate para nós, pelo whatsapp da redação (11) 95796-5548.
29 de junho de 2019
(Foto: Divulgação)

Já pensou que ao receber uma mensagem de um grande amigo pedindo dinheiro, pode ser golpe? Isso mesmo, cibercriminosos estão invadindo contas do whatsapp e aplicando golpes que podem custar muito caro. O Primeiro Notícias apurou que já teve vítimas em Embu das Artes e região.

Um comerciante de Embu das Artes foi surpreendido com um amigo levando em mãos a tal quantia solicitada e descobriram que se tratava de um golpe, já que ele não tinha solicitado o “favor”, e nem estava utilizando seu aplicativo de conversas no momento.

“Um amigo chegou com o dinheiro na mão falando ‘trouxe aí o dinheiro que você pediu emprestado’, quando ele [vítima] olhou o whatsapp já estava com a tela branca. Outras pessoas foram atrás dele falando que ele tinha pedido o dinheiro emprestado. Um parente dele chegou a fazer o depósito e perdeu R$ 1.500,00 reais, o outro só não perdeu porque decidiu levar em espécie”, relatou um conhecido da vítima.

O alerta sobre um novo tipo de golpe contra usuários do aplicativo de bate-papo foi feito pelo laboratório de pesquisa ESET América Latina, empresa presente em 180 países e com escritório em cidades como São Paulo. Especializado em detectar ameaças no ambiente virtual, o grupo descobriu que o sequestro das contas de WhatsApp é feito por meio de um ataque conhecido como QRLjacking.

Conhece alguém que sofreu golpes assim? Relate para nós, pelo whatsapp da redação (11) 95796-5548.

Dicas de segurança

– Use redes públicas ou não confiáveis o mínimo que puder, pois ataques como esse em geral acontecem quando o cibercriminoso está na mesma rede que suas vítimas. Se precisar usar redes públicas, evite acessar informações que não são extremamente necessárias naquele momento.

Veja também  Defesa Civil de Cotia agora tem WhatsApp para atender a população

– Mantenha programas e aplicativos usados constantemente atualizados: em geral, as atualizações trazem novos recursos e corrigem eventuais falhas de segurança dos programas.

– Evite encaminhar ou solicitar dados bancários por mensagem, ou se fizer ligue para pessoa informando a quantia que precisa.

– Tome cuidado com aplicativos que pedem acesso aos dados de câmera, fotos e dentre outros.

Crédito: Redação
O WhatsApp está com instabilidade e não baixa áudio na manhã desta quarta-feira (3). O
O aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, de propriedade do Facebook, informou na segunda-feira (13) que
Começa a valer a partir desta quarta-feira (3) a nova regra de privacidade do WhatsApp