Cotia participa da Semana Nacional no Combate ao Aedes aegypti
24 de outubro de 2017
(Foto: Divulgação)

Entre os dias 23 e 27 de outubro, a Prefeitura de Cotia participará da ‘Semana Nacional de Mobilização do Setor da Educação, Assistência Social e Saúde no Combate ao Aedes aegypti’, encabeçada pela Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual e Municipal. As ações têm como objetivo promover o engajamento do estado e município no combate ao vetor para a disseminação das informações e boas práticas em toda a sociedade, além de mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar e rede da assistência social (Rede SUAS) e da Saúde, a respeito da importância do combate ao Aedes aegypti para a prevenção da dengue, zika e chikungunya.

O assunto foi tratado durante uma reunião do Comitê Interinstitucional de Combate à Dengue, Zika e do Chikungunya do Município de Cotia, instituído em 2016 e que é presidido pelo Secretário de Obras Rodrigo Dantas, na manhã de quarta-feira (18/10). No encontro, representantes de várias secretarias iniciaram as conversas no sentido de fazerem um trabalho multidisciplinar de combate ao Aedes.

“Hoje iniciamos as estratégias de trabalhos de combate ao Aedes aegypti. Será um trabalho que envolve diversas secretarias e, na próxima semana, nos reuniremos novamente para ouvirmos as sugestões de cada pasta”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

Do primeiro encontro, também participaram os secretários Rodrigo Dantas (Obras), Ricardo Secomandi (Meio Ambiente), Sergio Folha (Habitação), José Lopes Filho (Governo), Marcos Menão (Comunicação), André Vasques (Educação), além do vereador Marcinho Prates, Ângela Maluf, secretária adjunta de Saúde, Wagner Neves, administrador do Parque Cemucam e Páscoa Bichiato, coordenadora da Vigilância Ambiental de Cotia.

“O objetivo desta união multidisciplinar é aumentar o sucesso do enfrentamento ao Aedes, pois sabemos que ele não escolhe classe social, área geográfica, para o mosquito não há fronteira. Vamos propor e desenvolver práticas educativas e, sem parceria não alcançamos esses objetivos”, disse Páscoa.

Veja também  Centro Pop retoma alfabetização de moradores de rua

Durante a Semana Nacional de Mobilização do Setor da Educação, Assistência Social e Saúde no Combate ao Aedes aegypti as secretarias envolvidas vão reforçar as ações educativas, de conscientização e sensibilização das pessoas alcançadas pelo seu trabalho propondo, entre outros, que todos dividam e assumam a sua parte de responsabilidade no enfrentamento contra o mosquito. “A incidência de dengue caiu muito em Cotia, entre 2015 e 2016, de 3654 notificações, para 770, respectivamente. No entanto, nossa preocupação é muito grande especialmente por conta do zika que traz graves consequências especialmente para crianças”, disse.

Nos próximos dias, o Comitê Interinstitucional de Combate à Dengue, Zika e do Chikungunya do Município de Cotia finalizará e divulgará as ações de combate que acontecerão no município.

Crédito: Prefeitura de Cotia
Nesta semana, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, iniciou
No próximo domingo (4/08), a partir das 9h30, a bola vai rolar no gramado do
A Policlínica do Portão está funcionando aos sábados, das 8h às 16h, para consultas e