Cotia mantém rotina de vacinação contra a Febre Amarela
Secretaria de Saúde disponibiliza doses da vacina nas 25 UBS’s em dias pré-definidos
23 de janeiro de 2018
(Foto: Vagner Santos )

A Secretaria de Saúde de Cotia manterá a rotina de vacinação contra a Febre Amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em dias pré-definidos (veja tabela abaixo). A vacinação acontece a partir das 9h e segue até às 16h. Para evitar a perda de doses, a secretaria optou por adotar o sistema de distribuição de senhas.

“Cotia está no corredor ecológico e devemos chegar perto de 100% da população vacinada. Ainda temos registrado muitas filas, situação que se repete em praticamente todos os municípios da região, mas não precisa este alarde, especialmente por parte das pessoas que não vivem perto de mata”, disse o Secretário de Saúde, Magno Sauter.

O secretário explicou que não há casos de Febre Amarela Urbana, ou seja, o vírus está circulando somente em região de matas, a chamada Febre Amarela Silvestre, e é transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethe, encontrados apenas na mata.

A Vigilância Epidemiológica de Cotia estima que mais de 60% da população do município já tenha sido vacinada contra a doença.

Ações preventivas

As ações de prevenção à Febre Amarela em Cotia foram intensificadas, especialmente na região de Caucaia do Alto, em março de 2017, quando começaram a aparecer os primeiros macacos mortos em cidades vizinhas, como São Roque, e havia a suspeita de ser pela doença. À época, a Vigilância Epidemiológica de Cotia realizou uma ação de bloqueio vacinal para a população daquela região.

A partir daí a Secretaria de Saúde reforçou a orientação para que tomassem a vacina pessoas que fossem viajar para regiões endêmicas ou que vivessem perto de matas. Ainda em março passado, Cotia começou a encontrar os primeiros macacos mortos e, mostras foram enviadas para análise. No segundo semestre de 2017 chegaram os primeiros resultados e, até o momento, quatro deram positivos para Febre Amarela.

Veja também  Ginastas de Cotia conquistam três ouros no Brasileiro de Estética

Entre novembro e dezembro de 2017, Secretaria de Saúde realizou uma intensificação vacinal por 30 dias, nas 25 Unidades Básicas de Saúde, além de realizar mutirões de vacinação em feiras, aos finais de semana, entre outros.

Crédito: Prefeitura de Cotia
A Secretaria de Saúde de Cotia divulgou que o município está participando da Campanha de
Após 50 dias de campanha direcionada para o grupo prioritário, o Ministério da Saúde abre
A partir do dia 22 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Cotia