Cotia lembra o Dia da Árvore com plantio
Plantio de dezenas de espécies vão ajudar na composição da mata ciliar às margens do Rio Cotia, no Jardim Sandra
25 de setembro de 2017
(Foto: Divulgação)

Para lembrar e comemora o Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21/09), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, realizou um plantio com cerca de 50 mudas de árvores as margens do Rio Cotia, no bairro do Jardim Sandra.

Na ação, foram plantadas mudas de goiaba, pitanga, Unha de vaca, Araçá, Jatobá, Jequitibá, Embaúba, entre outras espécies. As mudas plantadas são de compensação ambiental, que são levadas ao Viveiro Municipal Parque Curupira.

Dias antes do plantio, a Secretaria foi até o bairro entregar aos moradores panfletos explicando sobre mata ciliar, sua importância e funções e como cuidar de uma muda de árvore. Os moradores também receberam uma revista sobre o Rio Cotia e a sua importância para a cidade.

Nilda Mota, representante do bairro, destacou a importância do plantio. “Sempre vimos as dificuldades e problemáticas dessa parte do rio, ele é vida e esquecemos disso. A necessidade de algo ser feito aqui era muito grande, no lugar não havia nada e as pessoas começaram a jogar entulho e lixo. Os moradores agarraram a ideia do plantio e com ela a vontade de mantê-las para dar vida novamente ao redor do rio”, disse.

O objetivo da Prefeitura de Cotia é recompor a mata ciliar em volta do Rio Cotia, pois a sua volta não existe nenhum tipo de vegetação arbórea. O que acaba acarretando diversos problemas ambientais, como por exemplo, o processo de erosão do solo que influencia em alagamento, além disso, quando chove, a falta da mata ciliar faz com que a terra vá cedendo, causando o assoreamento do rio.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária destacou que as árvores melhoram a qualidade de vida das pessoas, regulam a temperatura do ambiente, diminuem os ruídos e funcionam como abrigo e fonte de alimento para diversos animais, além de melhorarem qualidade do ar.

Veja também  Jovem de 29 anos morre com suspeita de coronavírus

Viveiro Municipal Parque Curupira

Mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária, o Viveiro Municipal, localizado no bairro Maranhão, tem como proposta realizar plantios para recuperação da Mata Atlântica com mudas de espécies nativas.

Para aqueles que são moradores de Cotia, é possível retirar até cinco mudas gratuitamente no local. Acima disso, é necessário ir até a Secretaria de Meio Ambiente (Rua Jorge Caixe, 306, Portão) com a cópia do RG, comprovante de residência e uma foto impressa do local onde será feito o plantio.

No Viveiro, o interessado encontra inúmeras espécies de mudas de árvores nativas como, por exemplo: Pitanga, Quaresmeira, Araçá, Ipê Amarelo, Branco, Pau-ferro, Jenipapo, entre outras espécies. Além de retirar as doações, é possível receber orientações em relação à forma adequada de plantio.

O Viveiro Municipal fica localizado na Avenida Benedito Isaac Pires, 1105, Bairro Maranhão, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, mais informações pelo telefone 4148-2718.

Crédito: Prefeitura de Cotia
Quem já desfrutou da sombra de uma árvore e do conforto que ela traz para
No próximo sábado e domingo (19 e 20), acontece a segunda etapa do mutirão de
A APOIO (União de Moradores de Embu Mirim) está realizando o plantio de mudas de