Cotia começa a aplicar doses fracionadas da vacina contra a Febre Amarela
A vacina fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão, no entanto, em menor quantidade
7 de fevereiro de 2018
(Foto: Divulgação)

A partir desta quinta-feira, dia 8, a Secretaria de Saúde de Cotia começa a aplicar doses fracionadas da vacina contra a Febre Amarela na população, em conformidade com a determinação do Governo Estadual, responsável pelo envio das doses que estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. A meta da Vigilância Epidemiológica municipal é chegar próximo a 100% da população imunizada, especialmente da que vive em área de mata, como Caucaia do Alto.

A vacina fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão, no entanto, em menor quantidade e, por isso o tempo de proteção é de oito anos. “Com isso, vamos conseguir ter uma quantidade maior de doses disponíveis para a nossa população. Quanto mais próximo da universalização de moradores imunizados chegarmos, mais sucesso teremos na luta contra esta doença”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

A Vigilância Epidemiológica também colocará em prática, a partir de quinta-feira (8/02), um novo cronograma de vacinação contra a Febre Amarela nas 25 Unidades Básicas de Saúde (veja tabela abaixo). Nas UBS’s do distrito de Caucaia do Alto, nas UBS’s Caputera, Assa, Mirizola, Morro Grande e São Vicente, a vacina contra a doença será aplicada diariamente, sempre das 9h às 16h.

Outra mudança adotada pela Secretaria de Saúde em relação à vacinação contra a Febre Amarela diz respeito a quem não mora em Cotia. A partir do dia 8/02, quem não comprovar residência no município só será vacinado na Clínica da Mulher, que fica na rua Topázio, 183, Jardim Nomura. Haverá distribuição de cem senhas por dia.

O Primeiro Notícias entrou em contato com as secretarias de Saúde dos municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista, mas até o momento não obteve retorno.

Veja também  Sistema São Lourenço é inaugurado e deve abastecer 2 milhões na Grande SP

Com informações da Assessoria de Imprensa

Crédito: Rodrigo Lopes
A Secretaria de Saúde de Cotia divulgou que o município está participando da Campanha de
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10/04) para gestantes, puérperas
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu antecipar o início da campanha