Cotia busca referências para programa de proteção à mulher
O Programa consiste na resposta do Governo Municipal para atuar de forma preventiva e protetiva
29 de maio de 2017
Observam o quadro de segurança (Foto: Divulgação)

O secretário de Segurança Pública de Cotia, Almir Rodrigues, esteve em Curitiba na sexta-feira (26) em busca de cases de sucesso de programa de proteção e auxílio às mulheres vítimas de violência sexual e doméstica que venham a se somar a outras em análise e que possam ser implantadas na cidade.

“Curitiba possui algumas referências no que diz respeito à segurança”, disse Almir. A capital paranaense tem a Patrulha Maria da Penha desde 2014 e é sede da Casa da Mulher Brasileira. São apenas três em todo o País. Todo o trabalho voltado ao atendimento e auxílio à mulher vítima de violência e foi apresentado pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski.

Em Curitiba, a Patrulha Maria da Penha se dá por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça. Em Cotia, o projeto deve ser efetivado nos mesmos moldes com o Ministério Público. “Estive com o promotor Ricardo Navarro e, em breve, ele nos apresentará a minuta do convênio”, disse Almir.

O secretário de Segurança Pública de Cotia também conheceu os departamentos da Guarda Municipal e o Centro de Treinamento da Guarda, além de receber informações sobre os programas Balada Protegida e Operação Saturno, uma nova estratégia de segurança pública da Guarda Municipal de Curitiba, que consiste na divisão do policiamento em “anéis” perimetrais para a proteção ao cidadão e à fiscalização urbana.

De acordo com Almir Rodrigues, em Cotia o programa terá a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada por Mara Franco, e a Delegacia da Mulher, por Daiana Cotait.

Patrulha Maria da Penha

É um programa de acompanhamento às mulheres que já receberam medidas protetivas pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar, determinadas pela Lei Maria da Penha, através da realização de visitas periódicas da Guarda Civil Municipal, como um dos serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

Veja também  Itapecerica da Serra sedia Copa São Paulo de Enduro

O Programa consiste na resposta do Governo Municipal para atuar de forma preventiva e protetiva nos casos de violência contra as mulheres.

Crédito: Prefeitura de Cotia
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) do Governo do Estado de São Paulo promoveu no
Na luta pelos direitos das mulheres e contra qualquer tipo de violência sofrida por elas,
As mulheres vítimas de agressão doméstica ou qualquer tipo de violência, agora podem buscar auxílio