Confira o que abre e o que fecha na região durante o feriado de Corpus Christi
Órgãos públicos retomam às atividades nesta segunda-feira (4)
30 de maio de 2018
(Foto: Criação de arte: Israel Carllo)

Em razão do feriado prolongado de Corpus Christi, entre os dias 31 de maio e 3 de junho, alguns serviços públicos municipais e estaduais estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento.

Os serviços essenciais, como Guarda Civil e Defesa Civil , além de prontos-socorros, hospitais e UPAs 24h funcionam em plantão durante todo o feriado.

As repartições públicas não abrem na quinta (31 de maio) e sexta (1º de junho). O expediente volta ao normal na próxima segunda-feira, dia 4.

As prefeituras de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista também estarão fechadas nesta quinta e sexta.

Procon-SP

A Fundação Procon informa que as audiências, setor administrativo e ouvidoria, além dos atendimentos telefônico (151) e eletrônico, não funcionarão na próxima quinta (31) e sexta-feira (1º).

A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

Poupatempo

O Poupatempo informa que, na próxima quinta-feira (31), os postos de todo o Estado estarão fechados, em razão do feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira (1º), o expediente volta ao horário habitual em todas as unidades, assim como as operações no sábado (2).

O Poupinha, atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e no Messenger, no Facebook.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, e endereços dos postos.

Pró-Sangue

Os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue possuem horários de funcionamento variados nos dias do feriado prolongado de Corpus Christi. Na unidade Clínicas, na capital paulista, haverá expediente na próxima quinta (31), sexta (1º) e sábado (2), entre 8h e 16h. No domingo, o local estará fechado.

Veja também  Desfile Cívico de 7 de Setembro será na Arena Multiuso em Taboão da Serra

Os interessados em doar sangue podem conferir a programação e endereços dos demais postos pela internet.

As informações são da Fundação Pró-Sangue.

Detran.SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que os postos de atendimento no Estado fecharão nesta quinta-feira (31) para o feriado e reabrirão na sexta (1º), no horário regular.

No próximo sábado (2), estarão abertas as unidades que funcionam regularmente nesse dia da semana. Nas cidades em que o posto do Detran.SP opera em prédios de prefeituras ou delegacias, o funcionamento seguirá o expediente desses órgãos.

Bancos

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias nesta quinta-feira (31). Os bancos reabrem normalmente na sexta-feira, dia 1º de Junho.

A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento, como mobile (celular) e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes. Segundo a Febraban, os carnês e as contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Crédito: Rodrigo Lopes
A dificuldade de deslocamento está entre os fatores que mais afetam a qualidade de vida
A Justiça do Trabalho de Osasco (SP) proibiu, em liminar proferida na última sexta-feira (27),
Com o fim do recesso parlamentar nesta terça-feira, dia 31 de julho, todas as câmaras