Começam nesta quarta as inscrições para o programa Mais Médicos
Governo vai oferecer 8.517 vagas que atualmente são ocupadas por médicos cubanos. Inscrições vão até o dia 25 deste mês e o início das atividades está previsto para o dia 3 de dezembro.
21 de novembro de 2018
(Foto: Divulgação)

O governo federal abriu na manhã desta quarta-feira (21) as incrições para o programa Mais Médicos. Estão sendo ofertadas 8.517 vagas para atuação em quase 3 mil municípios e 34 distritos indígenas. O salário é de R$ 11.800,00.

Podem se candidatar às vagas os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. As inscrições vão até o dia 25 deste mês e devem ser feitas por meio do site do programa. O início das atividades está previsto para o dia 3 de dezembro.

A medida emergencial do governo federal para preencher as vagas foi tomada após o anúncio da saída de Cuba do programa, na semana passada. Atualmente, cerca de 8,2 mil profissionais cubanos participam do Mais Médicos.

Nesta terça-feira (20), o Ministério da Saúde publicou no “Diário Oficial da União” o edital para adesão ao programa.

Saída dos cubanos
O programa Mais Médicos foi criado pelo governo federal em 2013, para ampliar assistência médica em regiões com carência de profissionais.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 distritos indígenas, e oferece assistência para mais de 63 milhões de brasileiros.

Até 2016, 11.400 médicos de Cuba trabalhavam no Mais Médicos, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente são 8.332 profissionais cubanos em atividade.

Na semana passada, o governo cubano anunciou que deixaria o Mais Médicos e citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro em relação à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com a saída dos profissionais cubanos do Mais Médicos, cerca de 600 municípios brasileiros podem ficar sem nenhum médico da rede pública a partir do dia 25 de dezembro.

Veja também  Prazo para inscrição no Mais Médicos termina nesta sexta (7)

Na semana passada, Bolsonaro disse que os profissionais cubanos que quisessem permanecer no país teriam o asilo concedido.

Crédito: G1
Entre os dias 3 e 19 de junho, as cidades de Registro, Juquitiba, São Lourenço
As famílias carentes do município de Cotia podem solicitar descontos na conta de luz, por
Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria