Com bandeira vermelha, conta de energia vai aumentar ainda mais em novembro
A bandeira tarifária de energia elétrica para o mês de novembro passará para vermelha por conta da falta de chuvas
1 de novembro de 2019
(Foto: Divulgação )

A conta de luz irá aumentar a partir do dia 1° de novembro, a bandeira irá passar de amarela para vermelha, com um aumento de R$4,17 na tarifa para cada 100 kWh consumido.

As chuvas começam em novembro, porém, esse ano elas não atingiram o número esperado, e o resultado atinge diretamente a conta de energia.

Segundo a ANEEL, o regime de chuvas nas bacias hidrográficas esteve bem abaixo do padrão histórico, e foi necessário acionas as usinas termelétricas, que são mais caras.

O supervisor de gestão tarifária da ANEEL, Davi Antunes Lima, diz que, caso volte a chover, o preço deve abaixar novamente: “Se chover e tiver uma perspectiva de enchimento do reservatório, de recuperação do reservatório que tá depreciando, tá seco, sim, a bandeira deve caminhar pra verde.”

Mas enquanto isso não acontece, o professor de engenharia elétrica da UnB, Ugo Dias dá dicas para o orçamento não ir para o vermelho, como trocas as lâmpadas de casa por lâmpadas LED; verificar se os equipamentos da residência, como geladeira, fogão, microondas, são do tipo classe A com selo do Inmetro, que tem alta eficiência e gastam menos energia.

Veja também  Etec de Embu das Artes e Taboão da Serra com inscrições abertas para o Vestibulinho 2018
Crédito: SBT
Nesse ano, a Secretaria de Esportes e Lazer de Embu das Artes apresentará o espetáculo
Na noite da última segunda-feira (18), um ponto de ônibus foi incendiado na região do
O cantor Reinaldo, conhecido como "o príncipe do pagode", morreu durante a madrugada desta segunda-feira