Coluna Klauss Moura – Desafio do professor
17 de março de 2019
(Foto: Divulgação)

1- salas de aula lotadas

O professor tem como desafio, formar seres humanos críticos, contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito e a convivência em sociedade como cidadãos conscientes do seu papel no mundo.
Com tantas responsabilidades, existe a necessidade da formação continuada para exercer a função que deve representar uma figura concomitante criativa, inovadora, investigadora e empática.
Nos deparamos todos os dias com diversas dificuldades e uma delas é lidar com as salas de aula super lotadas, onde os governantes, se preocupam apenas em zerar a fila de vasgas sem pensar na qualidade do ensino público.

De forma a ser um bom guia na busca pelo conhecimento, o professor deve saber identificar, compreender e auxiliar seus alunos em relação às suas dificuldades, pois elas representam grandes desmotivadores e contribuem para o baixo rendimento escolar. Assim, saber exatamente onde os alunos estão com problemas, facilita no direcionamento e na realização de intervenções pedagógicas e, consequentemente, no aprimoramento do processo pedagógico, Impossível fazer com as salas super lotadas. Infelizmente, o refúgio dos pais que se preocupam com o aprendizado e tem condições financeiras é de matricular seus filhos nas escolas particulares, com um número menor de alunos, facilitando assim, o trabalho de identificação das dificuldades de cada aluno, podendo no entanto, obter êxito na realização desse trabalho.

A população vai a seguinte reflexão; O problema da educação está nos professores que precisam fazer milagre com salas super lotadas ou nos governantes que olham a escola como um depósito de criança?

Biografia

Klauss Moura, 29 anos, professor efetivo das redes Municipais de Taboão da Serra e Carapicuíba, eleito 1º suplente como conselheiro tutelar de Embu das Artes, formado em Artes visuais e pedagogia, pós graduado em Arte terapia e Arte na Educação.

Veja também  Inscrições abertas para o curso Fidelização de Clientes
Crédito: Colunista Klauss Moura
A educação não pode ser refém dos caprichos partidários e ideológicos de alguns atores políticos.
Assolados por uma série de tragédias no país, como em Brumadinho, no CT do Flamengo
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Rodrigo Guimarães realizará mais uma palestra gratuita