Coluna Klauss Moura Desafio do professor III – Falta de material
2 de abril de 2019
(Foto: Divulgação)

A falta de materiais é outro desafio para os professores a ser superado em sala de aula de acordo com alguns colegas dos municípios de Embu das Artes e Taboão da Serra. São comuns os casos de profissionais que pagam do próprio bolso a impressão de provas ou de atividades para tornar as aulas mais atrativas. Professores de Educação física tendo que comprar bolas e coletes, professores de Arte não conseguem fazer pintura por falta de tinta e pincéis.

Em outras décadas poderíamos dizer que a entrega de material e uniforme em uma rede de escola pública poderia se tratar de uma política assistencialista. Mas, na atual conjuntura acredito que uma rede de ensino que não disponibiliza material e uniforme para seus alunos como em Embu das Artes, deixa de cumprir um papel precípuo na formação cidadã de seus alunos e comunidade escolar.

Os prefeitos devem cumprir seu papel também oferecendo subsídios para que a criança seja valorizada dentro da escola e que todos tenham acesso ao material e ao uniforme que não “uniformizam” a educação, mas dão uma identidade coletiva necessária para o desenvolvimento de uma educação verdadeiramente crítica e cidadã que tanto ensejamos em nossa práxis cotidiana.

Biografia

Klauss Moura, 29 anos, professor efetivo das redes Municipais de Taboão da Serra e Carapicuíba, eleito 1º suplente como conselheiro tutelar de Embu das Artes, formado em Artes visuais e pedagogia, pós graduado em Arte terapia e Arte na Educação.

Veja também  Prefeitura de SP vai distribuir senhas em domicílios para vacina fracionada da febre amarela
Crédito: Colunista Klauss Moura
O Fundo Social de Solidariedade inaugurou no dia 7/6, a Padaria Artesanal e a Escola
Os alunos da Escola de Música de Embu das Artes, fizeram um ensaio ao ar
m boato na tarde desta sexta-feira, dia 05/4, causou pânico em moradores da região. O