Caminhadas Outubro Rosa serão neste final de semana, em Cotia e Caucaia
27 de outubro de 2017
(Foto: Divulgação)

Estão marcadas para os dias 28 e 29/10 (sábado e domingo) duas grandes caminhadas, uma em Cotia e outra Caucaia do Alto, em alusão ao Outubro Rosa – Movimento mundial que dá visibilidade às informações sobre o câncer de mama e sobre a importância da prevenção a esta doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma e responde por cerca de 28% dos novos casos registrados anualmente.

A caminhada de Cotia será no dia 28, a partir das 8h, com concentração na Praça da Matriz, no centro. Os participantes caminharão pelas ruas da região central rumo ao Ginásio de Esportes Municipal, na rua Ouro. A caminhada de Caucaia do Alto, no dia 29, também está marcada para a partir das 8h. A concentração será na Regional de Caucaia, ao lado do CEUC (Centro Educacional Unificado de Cotia), e seguirá até a Praça dos Romeiros, do centro de Caucaia.

As caminhadas estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde e, embora as inscrições já estejam encerradas, toda a população está convidada a se juntar a esta onda rosa na luta conta o câncer de mama. Quem se inscreveu deve levar um quilo de alimento não perecível, no dia da caminhada, para retirar a camiseta do evento. Os alimentos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Cotia que atende centenas de famílias carentes do município.

O Outubro Rosa foi bastante movimentado em Cotia, diversas palestras sobre prevenção e tratamento aconteceram em vários pontos da cidade. Na Clínica da Mulher, a mastologista Adriana Falcão, tirou dúvidas de vários moradores e trouxe muita informação sobre o câncer de mama, além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou as palestras socioeducativas de outubro com a participação de enfermeiras que também abordaram a prevenção à doença.

Veja também  Sebrae Cotia divulga duas novas oficinas para o mês de outubro
Crédito: Prefeitura de Cotia
Em parceria com o Itapecerica Shopping, a Autarquia Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira,
Em decorrência da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da
A Policlínica do Portão está funcionando aos sábados, das 8h às 16h, para consultas e