Autoridades em segurança se reúnem em Cotia
28 de agosto de 2017
(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (24/08), Cotia sediou dois importantes eventos voltados à discussão e defesa de melhorias nas Guardas Civis Municipais em âmbito nacional: a reunião do Fórum Nacional de Segurança Pública e a Assembleia Geral da Conferência Nacional das Guardas Municipais (CONGM). Ambos encontros foram realizados pela Prefeitura de Cotia, com organização da CONGM e do Fórum Nacional de Segurança Municipal, em parceria com o Instituto IPECS de Segurança Municipal.

“Quem atua nas forças militares o faz por razões que vão além de se ter um emprego ou um salário; a maioria poderia estar em outro segmento, mas arriscam suas vidas pelo amor em cuidar e proteger as pessoas”, disse o prefeito Rogério Franco, que participou da abertura dos eventos. “Sei da importância do trabalho de vocês e serei mais um soldado deste ‘exército’ das Guardas Municipais para defender os interesses das corporações”, completou antes de desejar boa sorte na atuação do Fórum Nacional e da CONGM.

Cotia está entre os municípios que valorizam e reconhecem a Guarda Civil Municipal como importante instrumento de segurança pública. Desde o início da atual gestão, a Prefeitura renovou a frota da GCM, imprimiu uma nova identidade visual nas viaturas, iniciou o projeto de instalação de tablets e câmeras nas viaturas, vem avançando com a criação da Patrulha Maria da Penha – que atuará em defesa de mulheres vítimas de violência doméstica -, aprimorou a Ronda Escolar Municipal e segue com os projetos Crack, é possível vencer e Projeto Educando, que atua da prevenção da violência, da dependência química e da criminalidade. Na corporação de Cotia, os GCM’s contam com plano de cargos e de carreiras – benefício ainda almejado em diversos municípios.

Veja também  Novembro Azul: Prédios públicos são iluminados com a cor da campanha

O Secretário Municipal de Segurança Pública, anfitrião e vice-prefeito de Cotia, Almir Rodrigues, falou do trabalho da GCM. “Haverá um dia em que as GCM’s serão Polícias Municipais e proporcionarão ainda mais segurança em nosso País”, disse. Durante o evento, Almir foi eleito para a vice-presidência do Fórum Nacional de Segurança Pública, previsto para acontecer em março de 2018. “Dentro de minha capacidade vou me esforçar para termos êxito. É importante que cada um dos presentes leve esta mensagem para suas cidades e saibam que só com grande mobilização teremos sucesso na luta por melhorias e garantias das GCM’s”, destacou.

No Fórum Nacional as GCM’s serão defendidas melhorias, reconhecimentos e benefícios para as Guardas Municipais. “A profunda crise política e econômica que se arrasta desde 2014 desestabilizou a agenda federal e, com isso, rompeu a agenda que o Fórum mantinha com governo; mas, prioritariamente, a nossa pauta é a aposentadoria especial para a GCM”, disse Oséias Francisco da Silva, Presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais que, nesta quinta-feira (24/08), foi reconduzido ao posto para o Biênio 2017/2019.

Participaram do evento Sérgio França Coelho, Secretário Executivo do Fórum Nacional de Segurança, José Roberto Rodrigues, Secretário de Segurança de São Paulo, o delegado titular da Delegacia de Cotia, Ivair Martinho Graça, além de comandantes e secretários de diversas cidades, entre elas Embu das Artes, Barueri, Ibiúna, Santo Antônio de Posse, Itapecerica da Serra, o secretário de Transporte e Trânsito de Cotia, Joaquim Brechó e o vereador Eduardo Nascimento, também compareceram no evento.

Crédito: Prefeitura de Cotia
A Unidade Básica de Saúde do Jardim Independência foi arrombada e dois homens furtaram alguns
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, participa da 14ª Feira
A líder comunitária, Halana Souza assumiu a presidência do Conselho Comunitário de Segurança (Centro) na