Atacante da AD Embu das Artes, Amanda Gutierres é convocada pela Seleção Brasileira
Amanda é a camisa 9 do time principal da Associação Desportiva Embu das Artes
22 de maio de 2018
(Foto: Aline Cyrillo / Criação de Arte: Israel Carllo)

A CBF – Confederação Brasileira de Futebol – anunciou oficialmente a convocação da atacante Amanda Gutierres dos Santos, de 17 anos, para compor o elenco das categorias de base da Seleção Brasileira Sub-17. Sendo a segunda atleta convocada pelo técnico Luizão, Amanda é a camisa 9 do time principal da Associação Desportiva Embu das Artes, que vem disputando a primeira divisão do Paulista e o Brasileiro Feminino A-2 de 2018.

Amanda é a jogadora mais nova do elenco profissional do Embu das Artes, mas apesar da pouca idade, ela é titular da equipe e tem um gol marcado no Brasileiro.

Essa é a quarta convocação dela, que agora pretende trabalhar forte nos treinamentos para que possa ser integrada a equipe que vai participar da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17, no segundo semestre deste ano.

“Lá a experiência é outra, não e a mesma coisa que no time principal, uma outra situação. Mesmo sendo categoria Sub-17, é um outro nível, o treinamento já é mais forte. Das últimas vezes que participei, voltei bem melhor”, explica Amanda. Em sua primeira convocação ela tinha 16 anos e jogava pelo Vila Guarani, de São Paulo.

Torcedora do São Paulo Futebol Clube, fã declarada de Marta e Cristiano Ronaldo, Amanda é natural de Querência do Norte, no interior do Paraná, onde começou sua carreira jogando futebol de salão (futsal). Em 2016 ela desembarcou em São Paulo onde jogou por dois anos no Vila Guarani até despertar o interesse do Embu das Artes.

A jogadora comentou sobre o desempenho da Associação Desportiva Embu das Artes nas competições em disputa. “Acho que do começo dos torneios até agora já desenvolvemos muito, principalmente na questão física. A gente dominava o primeiro tempo, mas quando chegava no segundo o time todo recuava. Agora não. A gente ataca como também defende nos dois tempos. Tem muito o que melhorar ainda”, declarou a jogadora. Um dos seus objetivos é se tornar artilheira da equipe.

Veja também  Três jogadoras do Cats/Fecaf são convocadas pela Seleção Brasileira Universitária de Futsal

Amanda Gutierres agradece o incentivo vindo de seus primeiros professores de futebol de salão, Adriano e João, e também ao seu ex-treinador Ricardo, do Vila Guarani e o mais recente Fernando Rodrigues, além do presidente Alex Macedo e toda comissão técnica do clube do qual recentemente ela pertence.

“É com muita alegria que recebo a informação que pela segunda vez temos uma atleta da AD Embu das Artes na Seleção Brasileira, motivo de muito orgulho e reconhecimento pelo árduo trabalho que estamos fazendo em nosso clube com essas meninas. O nosso objetivo é sempre incentivar para voos ainda mais altos. Vamos continuar lutando para sermos ainda maiores”, falou o presidente da AD Embu das Artes, Alex Macedo.

Após a conquista inédita do título sul-americano, o técnico da Seleção Brasileira Feminina Sub-17, Luizão, chamou 26 atletas para a segunda etapa de preparação, que será realizada de 4 a 16 de junho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). O período de atividades visa a Copa do Mundo da categoria, que será disputada de 13 de novembro a 1 de dezembro no Uruguai.

Confira as convocadas para a terceira fase de treinos:

Goleiras

Marcelle Freitas – Centro Olímpico

Mayara Nabosne – Imperial Futebol Clube

Beatriz Bueno – C.A. Juventus

Lucilene Rodrigues – Grêmio Osasco Audax-SP

Zagueiras

Lauren Eduarda – Centro Olimpico

Tarciane Karen – Projeto Daminhas da Bola-RJ

Vitória Bruna – São José

Yasmin Cosmann – Chapecoense

Laterais

Bruna dos Santos – Chapecoense

Isabela das Chagas – Chapecoense

Gissele Mariano – Chapecoense

Tatiane de Oliveira – Joinville/SESPORTE

Volantes

Miriam Cristina – Centro Olimpico

Julia Beatriz – Tiradentes

Vitória Ferreira – Centro Olimpico

Maria Eduarda – São José

Veja também  SAMU promove curso de primeiros socorros na Escola do Legislativo de Taboão

Meias

Larissa dos Santos – Centro Olimpico

Maria Luiza – Santos F.C.

Giovana dos Santos – Centro Olimpico

Atacantes

Amanda Gutierres – A.D. Embu das Artes

Larissa Caroline – Criciúma/FME

Emily Assis – Chapecoense

Rafaela Levis – Chapecoense

Queila Soares – S.C. Internacional

Jheniffer da Silva – Tiger/ Luso Brasileiro F.C.

Layssa Cristina – S.C. Internacional

Crédito: Rodrigo Lopes
O Torneio realizado pelo Projeto Atados teve duas categorias e contou com diversas ONGs de
A atacante da Associação Desportiva Embu das Artes, Amanda Gutierres, viajou com o restante do
A Seleção Brasileira Universitária de Futsal Feminino convocou três atletas do Clube Atlético Taboão da