Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara promove inclusão social e atende a população há 35 anos
Associação transforma vida de pessoas em busca de educação, arte e cultura
20 de abril de 2018
Alunos em aula de inglês (Foto: Aline Cyrillo)

Fundada em Embu das Artes no dia 31 de janeiro de 1975, na luta em prol de melhorias e instalações de saneamento básico, pavimentação de guias, sarjetas e recapeamento de vias, a Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara realiza diversos projetos envolvendo educação, assistência e inclusão social, além de cultura, arte, esporte e entretenimento aos moradores do Parque Pirajussara e região.

O trabalho social desenvolvido pela Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara atende atualmente cerca de mil pessoas, entre crianças, jovens e idosos que são inseridos de acordo com a faixa etária nos cursos de artesanato, corte/costura, manicure, balé, inglês, informática e o mais recente cursinho Pré-Vestibular. Já um dos grupos mais antigos da Terceira Idade de Embu das Artes, participantes do Centro de Referência ao Idoso, conta com mais de 160 idosos atendidos na Fisioterapia e Alongamento.

De acordo com a diretoria da entidade, cerca de 20 pessoas são atendidas no curso de artesanato e 14 alunas de manicure. No Balé são 65 crianças que participam das aulas. Nos cursos de inglês, são 45 jovens atendidos. A Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara também conta curso de informática há mais de 10 anos, módulo pioneiro na região, com acesso livre à Internet.

Como principal apoiador e ex-presidente da entidade por duas vezes, o vereador Edvânio Mendes (PT) é um dos líderes da associação. Desde quando assumiu seu primeiro mandato como vereador em 2012, Edvânio sempre se mostrou preocupado com as causas e problemas mencionados pelos moradores, sendo o porta-voz responsável da associação no legislativo embuense.

“O mandato é parceiro da Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara e luta para dar continuidade as atividades promovidas pela entidade, mas é importante salientar que isso tudo gera gastos, e por gerar gastos, nós fazemos várias atividades. Temos pessoas do próprio gabinete que ajudam no dia-a-dia. Praticamente todos os dias, temos ações para fazer a diferença. É esporte, artesanato, todos os tipos de atividade para atender não só aos moradores do Parque Pirajussara, falando assim até parece que somos ‘bairristas’, mas não somos. Aqui nós atendemos gente do Santa Tereza, Valo Verde, Jd. Colégio, Parque Luiza, todo entorno do Parque Pirajussara”, enfatizou o vereador.

Edvânio Mendes enaltece o movimento de inclusão digital e as aulas de arte, como a Capoeira. “Nós temos várias atividades aqui, como por exemplo, a capoeira, onde nós temos em média 50 pessoas que praticam por duas vezes por semana, com o Mestre Oró que está na associação há 30 anos. O corte de costura que nós temos hoje é uma luta de anos atrás, com parceria da Secretaria de Assistência Social. Nós temos a informática, onde somos pioneiros há mais de 14 anos neste projeto do Casa Brasil, que nós viemos desenvolver um trabalho de inclusão digital que virou matéria até na TV Cultura”, explicou.

A associação tem como atual presidente o senhor José Inocêncio Lopes, de 66 anos. “Mesmo eu saindo da direção da associação, o senhor José Inocêncio é meu ‘paizão’, é uma pessoa que tem responsabilidade aqui na instituição e responde por tudo . Minha relação com ele é de parceria”, disse Edvânio Mendes.

Veja também  SEAE promove oficina gratuita sobre abelhas sem ferrão

Entre os projetos já mencionados, o presidente Sr. José Inocêncio lembra da parceria da associação com o grupo Arte Festiva, que promove a queima de fogos em todas as viradas de ano juntamente com o apoio do vereador Edvânio Mendes. Além disso, o presidente lamentou a não realização da tradicional encenação da Paixão de Cristo neste ano de 2018. “Nós temos parceria também com a Arte Festiva, mas são todas lutas de trabalho. Esse ano não tivemos a Paixão de Cristo devido às questões políticas, não tivemos espaço nem na praça, no ginásio ou no centro cultural. Ficamos sem esse direito e o privilégio de fazer o teatro, mas quem sabe conseguimos no futuro para dar continuidade a esse trabalho”, lembrou.

Edvânio complementa dizendo da importância do grupo Arte Festiva, que há 15 anos reúne milhares de pessoas na Praça Manoel Almeida dos Santos durante a queima de fogos no Ano Novo. Além disso, o vereador comenta a Paixão de Cristo que não aconteceu. “Cerca de 70 jovens da igreja e da comunidade eram envolvidos na peça teatral, fora os artistas contratados que vinham fazer a Paixão de Cristo da Paróquia Cristo Ressuscitado e da Associação do Parque Pirajussara. Era um trabalho maravilhoso. Por incrível que pareça, até a própria Rede Vida transmitiu esse trabalho de cultura e fé para todos. Esse ano não liberaram o ginásio e muito menos a praça para gente”, conta o vereador.


História

A Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara foi fundada no dia 31 de janeiro de 1975 na trilha inclinada repleta de pedras, onde hoje é a Rua Manhuaçu. Naquela época começaram as primeiras reivindicações dos moradores em busca de saneamento básico, uma conquista a ser almejada naqueles dias e que logo foi realizada. A partir disso, os membros da associação cobraram pela construção de um prédio próprio da entidade, que era situada onde hoje é o Complexo Educacional e o Centro Cultural Valdelice Aparecida Medeiros Prass.

“Na subida da rua Manhuaçu só tinha pedras e rochas. E onde ficava a associação também havia muitas pedras, então para construir a subida da Rua Manhuaçu precisou de dinamites e bombas para detonação. Um mutirão foi criado, com ajuda de Nivaldo Orlandi. Ali era uma trilha onde precisou fazer a detonação para se tornar uma via e ao lado dessa via ficava a associação, que abrimos mão para a construção da Escola Valdelice”, explicou o vereador Edvânio Mendes.

“Depois dessa conquista de um prédio próprio, fizemos uma chapa para disputar eleição da diretoria da associação. Edvânio propôs formar uma chapa na qual eu fiz parte também. Naquele tempo só funcionava de sexta, sábado e domingo para as realizações do baile popular que virava a noite. Nessa formação da chapa nós já tínhamos um cronograma para atender de segunda a sexta toda a comunidade. essa eleição foi em 2003”, complementou o atual presidente José Inocêncio .

Edvanio Mendes já foi diretor de Esportes da associação no ano de 1992. Ele precisou se ausentar das atividades na diretoria por questões de trabalho. Mais tarde acabou voltando para assumir a associação por dois mandatos como presidente.

Veja também  Programação especial com cursos exclusivos em Embu das Artes

“Nós transformamos e resgatamos a verdadeira função da entidade. Um grupo da igreja católica formado por mim, e pelo finado Manoel Almeida dos Santos, que foi presidente da associação por muitos anos, nos juntamos naquela época, com a Rita, dona do Só Alegria, com a Comunidade Eclesiais de Base (CEB’s) da igreja católica. Vendo que a associação tinha todo o prédio vindo de uma luta, o papel da associação foi desfigurado o papel. Nós, moradores antigos, vimos essa associação jogada as traças e nos reunimos para fazer da associação aquilo que sempre foi o papel dela, um espaço livre para discutir os problemas do bairro , trazer arte e cultura. Nós ganhamos e depois naturalmente veio também toda uma disputa eleitoral”.

Logo após o segundo mandato de Edvânio Mendes como presidente da Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara, os membros da diretoria pediram ele se candidatar a vereador. Na primeira eleição municipal, ele foi eleito como primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores. Em 2012, Edvânio ganhou as eleições para vereador e depois foi reeleito em 2016.

O vereador explica que logo após a nova gestão municipal ter assumido a prefeitura de Embu das Artes, pelo fato de ser oposição ao governo, algumas ações promovidas pela Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara foram desfeitas.

“Quando assumimos a associação vimos muitas crianças de um lado para o outro. Tinha uma quadrinha ao lado e um parceiro da gente foi convidado para realizar os treinos de futsal. Nós desenvolvemos um trabalho que atendia cerca de 250 crianças, fomos o primeiro time de futsal de Embu das Artes a participar do Campeonato Paulista de Futsal Feminino, mas quando viemos para a oposição construtiva e de responsabilidade, a primeira coisa que eles (executivo municipal) fizeram foi de excluir essa ação por perseguição política e truculência. Também tinha o Baile da Terceira Idade que deixamos de fazer há dois meses até mesmo pra poeira baixar [sic], por perseguição política que está acontecendo contra a Associação dos Moradores, onde mais de 200 pessoas participavam dessa festa”, disse Edvânio Mendes.

Benefícios

“Há vários relatos de senhoras que estavam com depressão, mas que vieram para cá e ficaram bem. Os relatos que ouvimos, do impacto que isso causa e dos ganhos da população não tem preço. Não dá para gente menosprezar um trabalho de quase 40 anos de luta por saneamento básico, água, luz, transporte, e hoje é o momento de inclusão social, no sentido de estar precisando de psicólogos e mais profissionais. É valoroso demais quando compareço na associação e o pouco que eu acompanho já é gratificante, poder entrar numa sala e ver um jovem como professor dando aula para a criançada. Não trabalhamos com o viés político de forma alguma, o mandato do vereador começou aqui, mas não fazemos politicagem, aqui é um trabalho de inclusão social em todos os sentidos”, salienta o vereador Edvânio Mendes.


Participação na construção do Complexo Valdelice Prass

Veja também  Carreta capota e trava Régis Bittencourt

“Temos que deixar bem claro que quando estava sendo construindo o complexo da Escola Municipal, o Ginásio e Centro Cultural Valdelice, foi feito um acordo com até então prefeito Geraldo Cruz que quando terminasse de construir o complexo, o espaço do antigo Valdelice seria cedido para a associação. Foi um acordo político. Com a saída do prefeito Geraldo Cruz e Chico Brito assumindo em seu lugar, ele firmou um compromisso de fazer um projeto de lei devolvendo a associação o espaço para usufruir por mais 30 anos nos trabalhos sociais”, conta o vereador Edvânio Mendes.

Espaço garantido por lei para mais 30 anos

Uma lei aprovada pelo ex-prefeito Chico Brito no dia 4 de outubro de 2010 garante à Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara o espaço do prédio por mais 30 anos.

“Aqui é tudo documentado. Temos uma lei no município passando para associação mais de 30 anos para usufruir os trabalhos sociais que aqui desenvolve. De todas as associações que existem no Embu desde 1975, só tem quatro associações hoje que seguem um estatuto registrado com CNPJ. Somos uma das principais, senão a mais antiga associação de movimento de Embu das Artes”, falou o vereador Edvânio.

Os desafios e sonhos

Para o presidente José Inocêncio Lopes, “existem muitos sonhos ainda a ser realizados. Sabemos que as coisas não são fáceis, inclusive politicamente, mas trabalhamos com a cabeça erguida, com fé em Deus. Essa associação é um legado e a gente almeja que a cada ano que se passa ela se torne melhor”.

Já segundo o vereador Edvânio Mendes, “ninguém que entra na associação é comissionado. Nesse momento de desafio político na nossa cidade, independente de partidos, nós temos que dialogar e defender o povo. Hoje sou vereador e amanhã posso não ser mais, o senhor José Inocêncio é presidente da associação e amanhã poderá não ser mais, porém, a Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara tem que ficar para as pessoas, filhos e os netos. Poderão chegar outros jovens com mentalidades diferentes de envolver a sociedade com recursos melhores, mas meu sonho é que isso aqui continue. Por mais que esse governo seja de Direita, que não concorda com as ideias diferenciadas, mas temos que fortalecer o diálogo porque um espaço como este aqui não pode morrer”, defendeu.

Lembranças e agradecimentos

“Passaram por lá Otávio do Mocotó, finados Manoel Almeida, Dito, Juvenal, são várias figuras políticas , até a Socorro, a Ilma , a Lilian. Foram essas pessoas que antes da gente tinham uma história de luta. Antes da gente também tinha todas essas pessoas que também lutaram e construíram uma sede onde hoje é o Valdelice. É importante agradecer a Drogaria Lelly, Palhoça Materiais de Construção, o Supermercado Dia, Farma Plus, o deputado federal Zarattini (PT), deputado estadual Geraldo Cruz e alguns micro-empreendedores da Avenida Rotary e Aimará”, lembra Edvânio.

Endereço

A Associação Amigos de Bairro do Parque Pirajussara está localizada na Rua Joaçaba, 102, Pq. Pirajusara, em Embu das Artes. Todos os interessados pelas atividades oferecidas pela entidade podem comparecer no endereço.

Crédito: Rodrigo Lopes
A manhã desta quinta-feira (30/11) foi de muita alegria para 24 famílias de Cotia atendidas
Um caminhão perdeu o freio na ladeira da Avenida Aimará, no Parque Pirajussara, em Embu
Mais uma unidade da rede de padarias Belas Artes foi inaugurada na região. O atendimento