Aplicativo “Fiscaliza Cidadão” permite que gastos de deputados estaduais sejam fiscalizados
O aplicativo já está disponível para o sistema operacional Android
21 de setembro de 2017
(Foto: r7)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) lançou nesta quarta-feira, dia 20, um aplicativo para que a população consulte os gastos dos 94 deputados estaduais que integram a casa legislativa.

O “Fiscaliza Cidadão” foi desenvolvido sem custo para os cofres públicos por uma empresa de tecnologia. Com o app, é possível saber qual é a placa oficial do carro de cada parlamentar, ter acesso à lista de funcionários dos gabinetes e também seus respectivos gastos mensais.

Entretanto, os salários dos servidores não estão disponíveis porque uma decisão judicial impede que os rendimentos sejam divulgados nominalmente.

O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), lembrou que as despesas dos parlamentares já podem ser consultadas por meio do site Transparência, mas o aplicativo traz informações mais complexas.”Nosso intuito (com o app) é dar oportunidade, de maneira simples e descomplicada, a esses dados”, disse o parlamentar.

Os dados referentes às despesas serão disponibilizados no aplicativo assim que forem incluídos no sistema de contas da Alesp.
Outra ferramenta que vai ajudar na transparência é a consulta das placas pretas dos carros oficiais usados pelos deputados. Inserindo o número da placa, o cidadão vai poder saber quem é o parlamentar responsável por aquele veículo.

Segundo o deputado, um dos objetivos é buscar a confiança da sociedade.Hoje se tem uma ideia na sociedade de que o Legislativo é uma caixa preta. Existe uma descrença muito grande. Temos uma plena convicção que o resgate da confiança nos Legislativos passa por uma transparência absoluta na atuação de cada um dos parlamentares, mostrando para a sociedade o que se faz e como se aplica o dinheiro público.

O aplicativo “Fiscaliza Cidadão” já está disponível para o sistema operacional Android e em dentro de uma semana poderá ser baixado por usuários do iOS.

Veja também  Leilão da Receita começou: celular, McBook e peças de automóvel

A Assembleia Legislativa paulista custou, em 2016, R$ 987 milhões.

Com informações do Portal r7

Crédito: Rodrigo Lopes
A Assembleia de São Paulo aprovou, na noite desta quinta-feira (14), a Proposta de Emenda
Em uma votação secreta, os 513 novos deputados federais vão escolher nesta sexta-feira (1º) o
A Câmara dos Deputados publicou na edição desta terça-feira (29) do seu “Diário Oficial” a