Anderson Nóbrega assume Secretaria de Esportes com promessa de levar Copa SP para Embu das Artes
Cerimônia de posse contou com a presença do ex-jogador e apresentador da Band, Neto, e também do tetra-campeão mundial de boxe, Acelino Freitas "Popó"

20 de abril de 2018
Prefeito assina posse de Anderson Nóbrega (Foto: Rodrigo Lopes)

O presidente do Clube Atlético Taboão da Serra (Cats) Anderson Nóbrega, tomou posse oficialmente da Secretaria de Esportes e Lazer de Embu das Artes, na tarde desta quinta-feira, dia 19, na prefeitura de Embu das Artes. O prefeito Ney Santos (PRB) fez a assinatura da portaria de nomeação do seu mais novo secretário, irmão do vereador de Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega (PSDB) e filho do atual secretário de Planejamento taboanense, Olívio Nóbrega.

Em seu primeiro discurso oficial como Secretário de Esportes e Lazer de Embu das Artes, Anderson Nóbrega anunciou que uma das metas é levar a Copa São Paulo de Futebol Júnior para Embu das Artes, assim como acontece em Taboão da Serra, onde além de abrigar o anfitrião Cats, o Estádio Municipal Vereador José Feres também serve como sede de outros clubes do Brasil durante o torneio estadual que mais revela jogadores de futebol na América Latina.

Representando a Federação Paulista de Futebol (FPF), o diretor do Departamento de Infraestrutura de Estádios, Coronel Suita, da Polícia Militar, assinou o ofício de solicitação para que o Estádio Municipal Hermínio Espósito seja sede da próxima Copa São Paulo.

Também presente, o Vice-Presidente de Departamento de Relações Institucionais da Federação Paulista de Futebol, Américo Calandriello Júnior, assegurou que a expectativa de Embu das Artes sediar a Copa São Paulo é grande. “Uma região com mais de 1 milhão de habitantes comporta com tranquilidade a Copa São Paulo como sede em Embu, assim como Taboão. Vou levar até o Reinaldo Carneiro (presidente da FPF) que é pesquisador profundo do futebol de São Paulo. Fiquem seguros, porque existe essa possibilidade de alavancarmos o futebol nessa região, trazendo grandes clubes. Para Embu, a Federação Paulista de Futebol não está com a porta fechada, mas está escancarada”, ressaltou Américo.

Além de buscar apoio e trabalhar em prol da formação de atletas de futebol, Nóbrega também firmou o compromisso de montar uma escolinha de boxe supervisionada pelo ex-pugilista e tetra-campeão da modalidade, Acelino Freitas, o “Popó”, atual deputado federal eleito pelo estado da Bahia.

Veja também  ROMU de Embu das Artes prende indivíduos com moto roubada em Taboão da Serra

“Vamos montar uma escolinha de boxe em Embu das Artes. Usando sua experiência e habilidade, o Popó tem um projeto para trazer aulas de boxe. Tenho certeza que será o maior projeto da região até porque já começamos com a mão direita. A cidade de Embu das Artes vai ser referência no boxe”, afirmou o secretário Anderson Nóbrega.

Em defesa da inclusão social por meio do esporte, o deputado federal Popó (PRB) falou da importância e do custo-benefício que a Secretaria de Esportes pode oferecer. “Já fui secretário de Esportes de Salvador (Bahia) e sei dos desafios e das dificuldades, mas é tão bom olhar a garotada fazer aquilo que gosta. É tão fácil e tão barato se fazer esporte, tenho certeza que aqui em Embu das Artes, o prefeito não vai mexer em quase nada na Secretaria de Esportes. É tão barato pegar uma bola de trinta reais e colocar 22 crianças para correrem atrás dela, em vez de estarem correndo atrás da gente na rua. Eu sou uma inclusão social que deu certo, um cara que passou fome e dormiu no chão, mas sou por quatro vezes campeão mundial. Alguém um dia me ajudou”, ressaltou Popó.

Anderson Nóbrega confirmou que um dos pedidos feitos pelo prefeito Ney Santos é pela criação de um clube de futebol masculino profissional em Embu das Artes. O secretário reconhece se tratar de “um projeto audacioso que o prefeito quer”, mas que irá “lutar para trazer um time profissional em Embu das Artes depois da Copa SP”.

“Temos como primeira missão trazer as competições oficiais da Federação Paulista de Futebol e fazer que Embu das Artes também vire referência de competitividade esportiva. O esporte é para educar e formar, quanto mais gente conseguimos colocar nos centros de convivência, nos campos de futebol, nas quadras e nas artes marciais, melhor para fomentar a educação. Além de formar vários atletas de futebol, vamos criar o maior centro de boxe da região, além de cuidar de pessoas”, afirmou Anderson Nóbrega.

Veja também  Filme brasileiro “A Vida Invisível” disputará vaga no Oscar 2020

O prefeito Ney Santos anuciou a extinção de algumas secretarias em outubro de 2017, onde a pasta de Esportes e Lazer também foi inserida, que era de responsabilidade de Maurício Cafu, irmão do penta-campeão mundial de futebol pela Seleção Brasileira, Cafu. A ex-vereadora Rosana do Artur, que até então era secretária de Cultura, passou a assumir mais dois departamentos, o Esporte e o Turismo

De acordo com o prefeito Ney Santos, “o trabalho que o Anderson faz no Cats chamou atenção. Naquele momento tivemos que enxugar as despesas porque era necessário, mas isso não significa que a vinda do Anderson melhoraram totalmente as coisas. As pessoas maldosas tentam colocar que foi feita uma troca, mas não tem nada ver uma coisa com a outra, isso é conversa para distorcer a competência que tem”, respondeu Ney Santos ao ser questionado se a contratação de Anderson Nóbrega para a Secretaria de Esportes serviu como “troca de favores”, já que o presidente do Taboão da Serra era um dos nomes cotados pelo grupo político a qual pertence para disputar as eleições como deputado federal. Entretanto, a irmã de Ney e presidente do Fundo Social, Ely Santos, foi lançada como pré-candidata ao cargo em Brasilia, no Distrito Federal.

Em vários momentos da solenidade, Anderson Nóbrega agradeceu o prefeito Ney Santos pelo novo cargo, e o comparou com Fernando Fernandes, atual prefeito de Taboão da Serra pelo PSDB. Entretanto, ele negou ser desvalorizado pelo Executivo taboanense. “O Fernando Fernandes me dá sabedoria, de ter calma e prudência de fazer as coisas, já Ney Santos me fala que é hora de ter coragem e ajudar no que a população precisa. Estou vivendo o maior momento da minha vida, de poder trabalhar com esporte e mudar Embu das Artes”, salientou.

Ex-jogador do Guarani, Palmeiras, São Paulo e ídolo do Corinthians, hoje apresentador do programa esportivo “Os Donos da Bola”, da TV Bandeirantes, José Ferreira Neto (Neto) agradeceu a recepção recebida em Embu das Artes.

Veja também  Novas oportunidades de emprego em Embu das Artes

“O hino de Embu das Artes já diz que é uma cidade hospitaleira. Aqui não tem time, quem goste para um ou para outro, se é uma cidade hospitaleira a gente tem que tratar bem todas as pessoas. As crianças que estão por aí querendo a carreira de jogador de futebol, ou boxeadores, prefeito, secretário, apresentador, o que quer que seja, mas todos temos de ser boas pessoas. Eu desejo que a cidade de Embu das Artes continue sendo hospitaleira e linda”, disse Neto.

O presidente da Câmara, vereador Hugo Prado (PSB) disse que a Câmara vai aprovar um Tìtulo de Cidadão Embuense para Neto. Além disso, o vereador destacou total apoio ao trabalho de Anderson Nóbrega a frente da Secretaria de Esportes e Lazer.

“A inclusão social e a reassociação são formas de transformar a periferia de Embu das Artes, para formar grandes jogadores e jogadoras. A Câmara de Vereadores foi fundamental para que este momento acontecesse. Quando o prefeito nos trouxe esse desejo de articular a conversar de fomentar o esporte de Embu das Artes, nós deixamos bem claro que aqui olhamos a competência de quem compõe o nosso governo. Anderson Nóbrega teve o total apoio da Casa de Leis embuense”, falou Hugo Prado.

Nóbrega quer trazer também a seleção brasileira de basquete para treinar no município.

Formado em gestão esportiva pela Federação Paulista de Futebol e ex- jogador de futebol, com passagens nas categorias de base da Portuguesinha e do Corinthians, atuando como atleta profissional do Nacional e do próprio Clube Atlético Taboão da Serra (onde é presidente desde 2013), Anderson Nóbrega é morador de Taboão da Serra e terá “total carta branca” nas decisões envolvendo o esporte, segundo Ney Santos. Sua pasta conta com o secretário adjunto Betinho e Maurício Cafu como diretor.

Estiveram presentes diversas autoridades de Embu das Artes e Taboão da Serra, ente vereadores e lideranças políticas. Além de Neto e de Popó, a modelo e praticante de futebol freestyle Raquel Freestyle, e representes da Federação Paulista de Futebol, Américo Calandriello Júnior e Cel. Isidro Suita Martinez

Raquel apresenta suas habilidades no Freestyle

Crédito: Rodrigo Lopes
Paulo Giannini, aos 64 anos faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 21, em decorrência de
Na quarta-feira passada, 27 de junho, o Governo de Embu das Artes foi bem representado
Alguns meses depois de um dos casos que chocou a cidade de Embu das Artes,