Agosto Dourado: Aleitamento Materno em Itapecerica da Serra
2 de agosto de 2017
(Foto: Divulgação)

No mês de agosto, em incentivo ao aleitamento materno, a Autarquia Municipal de Saúde está comemorando o ”Agosto Dourado” em todas as unidades de saúde e Maternidade Municipal, a fim de oferecer maior suporte para mães e bebês recém-nascidos.

No dia de hoje, 01, em abertura ao projeto, a Maternidade Municipal promoveu uma oficina do colar da amamentação e uma apresentação sobre os benefícios do aleitamento materno para gestantes, puérperas e funcionários. O mesmo evento deverá se repetir no próximo dia 08, terça-feira, às 10hs.

Em seguida, no dia 09, quarta-feira, a Autarquia promoverá a Oficina Amamenta e Alimenta Brasil para os servidores da Autarquia de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Lançada em 2012, a “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, para que reforce e incentive a realização do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos.

Benefícios do aleitamento materno:

De acordo com especialistas, além de oferecer nutrientes essenciais aos bebês, a amamentação é fundamental para a saúde da mãe. “Dentre os inúmeros benefícios, estão a prevenção de hemorragias e consequentemente, a anemia materna, observada no pós-parto. O simples ato de sucção do bebê auxilia na contração uterina, que ajuda na diminuição do tamanho do útero, reduzindo assim, possíveis sangramentos.”Através do aleitamento materno também é possível complementar a ação do sistema imunológico do recém-nascido, protegendo-o contra infecções respiratórias, intestinais e outros, além de criar fortes vínculos afetivos entre mãe e filho.”
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, por si só, reduziria em até 13% a mortalidade infantil no Brasil. Isto resulta em um índice que representa cerca de 7.800 mortes a menos de crianças ao ano.

Veja também  PRF apreende maconha em Itapecerica da Serra
Crédito: Prefeitura de Itapecerica da Serra
A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no fim da tarde dessa segunda-feira (8), um homem de
Acontece no próximo domingo, dia 26/5, o XIII Torneio de Judô Cidade de Itapecerica da
No sábado, dia 4/5, foi oficializada a posse de novos membros das Executivas Municipais do