AD Embu das Artes faz jogo-treino antes da estreia no Paulista Feminino
Meninas do time profissional estreiam no próximo sábado (31) pelo Campeonato Paulista
23 de março de 2018
(Foto: Aline Cyrillo)

Por Rodrigo Lopes

Prestes a dar o pontapé inicial pelo segundo ano consecutivo no Campeonato Paulista de Futebol Feminino, o time profissional da Associação Desportiva Embu das Artes fez um jogo-treino contra as meninas da categoria Sub-17, na manhã desta sexta-feira, dia 23, no Estádio Municipal Hermínio Espósito, em Embu das Artes. Confira todas as fotos do treino aqui.

O jogo foi disputado em dois períodos. Na primeira etapa, o time profissional levou a melhor em cima das meninas do Sub-17, vencendo por 8 a 0. No segundo e último tempo, as jogadoras que não entraram em campo anteriormente tiveram a oportunidade de jogar. Entretanto, dentro das quatro linhas, mais uma vez o time profissional ganhou com superioridade, por 4 a 0.

Para o técnico do time principal, Fernando Rocha, o resultado positivo com a goleada aplicada nos dois períodos foi satisfatório, mesmo se tratando de um jogo amistoso do clube.

 

“Eu fiquei feliz porque conseguimos impor aquilo que nós treinamos há três semanas de trabalho intenso, de muita dedicação e bastante suor derramado, deixado dentro do treino. As meninas conseguiram por em prática aquilo que treinamos, as situações de jogo colocadas nos trabalhos técnicos e táticos. O primeiro gol saiu aos 55 segundos de jogo. Procuramos colocar uma intensidade no trabalho, encurtar o campo do adversário. Isso nos dá uma expectativa de fazer um bom trabalho”, destacou Rocha.

Já o treinador da equipe Sub-17, Tarcísio Pereira, afirmou não se abalar com o resultado negativo de sua equipe, que conta com jogadoras bem mais novas e inexperientes. Entretanto, ele soube reconhecer que seu time poderia render mais dentro de campo. “É outra realidade. O time profissional está numa pegada boa, vindo de um trabalho forte desempenhado na pré-temporada, visando o campeonato paulista e também o Brasileiro. O Sub-17 está retomando os trabalhos. Claro que esperávamos um pouco mais de resistência em relação ao time principal, mas infelizmente algumas meninas sentiram, muitas delas é a primeira vez no estádio”, explicou o professor.

Veja também  '3ª Exposição Escultura ao Alcance de Todos' acontece em Embu das Artes

As jogadoras do time principal ganharam folga neste final de semana. Elas retornam aos treinamentos na próxima segunda-feira, dia 26, quando serão submetidas a avaliação física.

“Para as atletas, a semana só começa na segunda-feira (26), mas para a comissão técnica, a semana não termina. Vamos sentar e conversar para acertar detalhes finais”, explicou o técnico Fernando Rocha.

O time profissional da Associação Desportiva Embu das Artes estreia pelo Campeonato Paulista no próximo sábado, dia 31, em Araraquara. O adversário será a Ferroviária e o jogo acontece no Estádio Fonte Luminosa, às 15h.

O Embu das Artes faz seu primeiro jogo em casa no dia 7 de abril, contra o Audax, às 15h no Estádio Hermínio Espósito.

“Confiamos no apoio da torcida embuense para que possamos ser abraçados para corresponder as expectativas de todos. Esse grupo é diferenciado, apesar da pouca idade temos meninas já rodadas por outros grandes clubes do país, com títulos nacionais, e todas elas têm se adaptado ao trabalho que a gente tem aplicado. O que vejo de diferente nesse grupo é o brilho no olhar de cada uma, a vontade que elas têm para treinar e entrar em campo. Isso tem me dedicado a cada dia e acredito no trabalho delas”, enfatizou o técnico do profissional, Fernando Rocha.

Já o Campeonato Brasileiro Feminino A2 começa no dia 24 de abril. A tabela ainda não foi divulgada pela CBF.

Praticamente com a mesma base de 2017 e com novas jogadores que chegaram para reforçar o elenco de 2018, a equipe Sub-17 se prepara para os jogos que serão realizados no segundo semestre deste ano. “O trabalho não terminou. Quando acabou o campeonato no ano passado, disputamos algumas competições da secretaria estadual. Chegamos em terceiro lugar em uma campeonato e mantemos a base para este ano. O Paulista é bem competitivo. Estamos com o elenco forte e vamos competir de igual para igual com outras equipes”, afirmou o técnico Tarcísio Pereira.

Veja também  GCM prende traficante de drogas em Embu das Artes

De olho nelas…

Destaques do elenco profissional e com vasta experiência em grandes clubes do país, as jogadoras Jaqueline e Tcheury foram entrevistadas pela reportagem do Primeiro Notícias.

A zagueira Jaqueline Ferreira, de 22 anos, moradora do Jd. Irene, vem se recuperando de uma lesão no tornozelo. Ela será peça fundamental para o time, já que soma diversas passagens por clubes como AD Centro Olímpico, Audax, Portuguesa, Juventus e até mesmo pela Seleção Brasileira, nas categorias Sub-17 e Sub-20, quando foi campeã pelo Torneio Sulamericano disputado na Bolívia, em 2012.

“Estou aqui para ajudar o time e me entregar. Já conheço toda a comissão técnica de longa data, o professor (presidente) Alex Macedo, e vamos nos unir todos juntos para fazer uma boa campanha pelo Embu. Se lesionar é complicado, mas aquele atleta que persiste sempre alcança, então estou aqui trabalhando para voltar logo e ajudar a equipe. Estou ansiosa”, falou Jaqueline.

A atacante que atua pela ponta direita, Tcheury Harumy Goya, de 24 anos, é natural da cidade de Santos, litoral paulista, mas vem para defender as cores do Embu das Artes. Com passagens pelo Santos, São José do Rio Preto, Foz Cataratas, São Bernardo do Campo, Taubaté, Porto Velho e São Vicente, a mestiça Tcheury já teve a oportunidade de jogar ao lado de jogadoras da Seleção Brasileira, como Cristiane, Maurine, Érica, Fran e Marta, eleita a melhor do mundo pela FIFA por 5 vezes.

“A torcida pode esperar bastante compromisso e vontade de vencer e ganhar todas as bolas. Primeiramente a gente tem que fazer a vontade de Deus para que depois Ele nos honra dentro de campo. Nós temos que ter humildade de admitir que o nosso time é um pouco menor comparado a Santos ou Corinthians, mas sabemos que quando se tem garra, vontade e entrega, e gente vai longe. É um time bom, tanto que sempre sai uma jogadora machucada depois dos treinos de tanta doação dentro de campo”, disse a atacante.

Veja também  Abertas as inscrições para o Campeonato de Futebol de Cotia

Crédito: Rodrigo Lopes
A temporada 2018 para a Associação Desportiva Embu das Artes começa oficialmente neste sábado, dia
O futebol feminino da Associação Desportiva Embu das Artes retomou seus trabalhos para a temporada
O time europeu Spartak Subotica, da Sérvia, anunciou a contratação da meia-campista Tcheury Harumy Goya,