Abertas as inscrições para o curso “Saneamento Ecológico” em Embu das Artes
Evento aborda teoria e prática para incentivar o tratamento de esgoto doméstico com o uso de plantas
20 de novembro de 2017
(Foto: creative commons)

No próximo sábado, 25, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) abre as portas para receber o curso “Saneamento Ecológico – Wetlands Construídos”, que tem como principal objetivo capacitar os cidadãos para tratar o esgoto gerado na própria residência e, assim, minimizar a poluição dos rios. As vagas são limitadas e cinco serão direcionadas para a população de baixa renda.

O curso é promovido pela Infra Verde, em parceria com a SEAE, e já teve duas edições anteriores na zona rural de Embu das Artes, município da Grande São Paulo. Desta vez acontece na ONG SEAE, que fica no perímetro urbano, para demonstração das possibilidades do projeto para qualquer ambiente.

As aulas serão conduzidas por Rodolfo Almeida, ambientalista a frente das duas instituições, e vão abordar teoria e prática sobre o processo, de maneira simples, para que todos possam compreender, mesmo sem qualquer conhecimento prévio ou específico.

O conteúdo é baseado em dissertações de mestrado de universidades como USP e UNICAMP. Entre eles, “Avaliação de um sistema descentralizado de tratamento de esgotos domésticos em escala real composto por tanque séptico e wetland construída híbrida”, de Alexandre Antonio Jacob de Mendonça, que gentilmente publicou em seu trabalho detalhes técnicos e construtivos do sistema.

Segundo Rodolfo, o curso foi pensado para facilitar, tanto em linguagem, como em apontamento de materiais economicamente viáveis para as instalações, aliados a um ótimo resultado: “O custo para montar a estrutura é mais barato ou equivalente ao sistema tradicional e, ao final do processo, o efluente é água com boa qualidade, que pode ir para os rios sem poluir”, comenta.

Em Embu das Artes, menos de 50% do esgoto é coletado e, deste coletado, somente cerca de 20% recebe tratamento. A cidade tem 60% do seu território em área de mananciais. O curso visa colaborar para transformar as relações entre homem e meio ambiente, entre desenvolvimento e preservação.

Veja também  1ª Óticas Carol em Embu das Artes será inaugurada neste sábado

SERVIÇO

Curso “Saneamento Ecológico – Wetlands Construídos”

Data: 25/11/2017, das 08h às 18h

Local: Sociedade Ecológica Amigos de Embu (detalhes serão divulgado aos inscritos).

Crédito: SEAE
Na noite desta quarta-feira (19), o juiz Rodrigo de Godoy concedeu liminar favorável à Sociedade
O bairro do Caputera, localizado entre os municípios Embu das Artes, Cotia e Itapecerica da
Exemplares de araucária, árvore nativa de mata atlântica ameaçada por extinção, foram suprimidos no condomínio