6º Metropolitan Volks atraiu cerca de 10 mil pessoas e mais de 900 veículos em Embu das Artes
Domingo de muito calor e carros antigos em Embu das Artes
5 de dezembro de 2017
Fuscas de todos os tipos e cores (Foto: Rodrigo Lopes)

Um dos maiores eventos de carros antigos, equipados e exóticos da região aconteceu no último domingo, dia 3, no Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes. O 6º Metropolitan Volks – Encontro de Fuscas e Derivados, reuniu diversos proprietários de veículos antigos e outras várias equipes de carros modificados. O evento atraiu um público considerável, segundo a organização, mais de 10 mil pessoas estiveram circulando pelo espaço onde os carros ficaram expostos.

Carros considerados “xodós” por seus donos e admiradores dos modelos antigos fabricados pela empresa alemã Volkswagen, entre 1970 e 1990, como Passat GTS, Gol G1/GTi, Kombi, Brasília e Fusca, ficaram espalhados pelo estacionamento do Parque Rizzo e terreno ao lado.

Para o organizador responsável do Metropolitan Volks, o evento realizado no último final de semana superou o de 2016. “Ano passado foram 700 carros, pela proporção de hoje, deve alcançado a marca dos 900 ou até 1 mil carros expostos. Nossa proposta é agradar o beneficente, é tanto que a entrada dos carros custa 2 quilos de alimento não perecíveis que são doados para várias instituições. Nossa intenção principal é agradar o próximo”, enfatizou Edson.

Por se tratar de uma cidade turística, Embu das Artes já é capaz de atrair milhares de visitantes durante os finais de semana e feriados, principalmente no centro histórico. De acordo com Edson, esse fator só tem a favorecer ainda mais a realização do Metropolitan Volks no município. “Embu já atrai o turismo legal pela feira de artesanatos e por suas exposições, a diferença de Embu das Artes para outras cidades é justamente isso. O Parque Rizzo, por exemplo, é sempre bastante movimentado aos domingos”, explicou.

Um dos carros que mais chamou a atenção dos admiradores foi o “Fusca Churras”, um fusca ano 79 que também serve como uma churrasqueira improvisada na parte interna do capô. O proprietário do veículo é Cleiton Pires, de 27 anos, morador de Caucaia do Alto, em Cotia. Ele conta como surgiu a ideia de comprar um fusca e transformá-lo também numa churrasqueira. “Eu tinha um carrinho de controle remoto sem fio movido a gasolina e resolvi trocá-lo em um fusca pelo site da OLX. Meu pai tirou sarro de mim, mas eu disse pra ele que a gente ainda ia pescar juntos e fazer um churrasco dentro desse fusca. O objetivo dessa churrasqueira é mesmo de poder curtir com a família”, disse o dono do fusca.

Veja também  Neymar e Gabriel Jesus comemoram gol em homenagem a comediante taboanense, Thiago Ventura

Segundo Cleiton Pires, foi preciso retirar todo o envelope do veículo e deixá-lo com a lataria sem tinta. “Decidi fazer a pintura do carro. Com o valor gasto, material, mão de obra, toda a modificação custou 700 reais”, salientou Cleiton.

No ramo de comercialização de bebidas em eventos de quatro rodas, o Beer truck é um grande sucesso. Não foi diferente no Metropolitan Volks.

Rodrigo Francisco da Silva, responsável pela Grande Família Chopp, esteve vendendo e servindo seus clientes fãs de chopp com sua caranga modificada e refrigerada. “A gente vê isso bastante no mercado. Essa paixão pelo carro antigo está no sangue. Pensamos em modificar esse carro com algo que tem tudo a ver com o evento, com chopp gelado e na temperatura certa. Fomos estudando nossos clientes e hoje temos o chopp claro, chopp de vinho, chopp escuro, de todos os tipos e sabores. Vendemos chopp até no deserto”, destacou Rodrigo Francisco da Silva, que demorou 45 dias para estruturar seu carro, com alteração de vidro, serpentina elétrica e também toda a parte plástica.

Por fim, Edson, organizador responsável do evento, fez um balanço de mais um Metropolitan Volks em Embu das Artes. “A cada ano vai ficando difícil de realizar o evento diante dos obstáculos que surgem, mas o resultado sempre é bem satisfatório. Todos os anos a gente vem se superando na quantidade de carros e hoje (03/12) o tempo ajudou. Acho que nossa meta de participação foi ultrapassada em comparação com o ano anterior no número de carros.”

Os visitantes participaram de diversos sorteios de brindes e prêmios. Os sortudos ganharam um salto grátis de Bungee jump, da Maxtreme – Atrações Divertidas.

Veja também  Prorrogadas as inscrições para curso gratuito de pintor de paredes até 2/6 em Embu das Artes

Crédito: Rodrigo Lopes
Um dos eventos mais tradicionais da região, o Metropolitan Volks - Encontro de Fuscas e
O rodízio municipal de veículos em São Paulo volta a vigorar nesta segunda-feira (14). Nesse
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) disponibiliza, nesta quinta-feira (3) até o