3º Simpósio Regional de Educação Ambiental acontece nesta terça-feira
O Espaço Hot Kids está entre os selecionados para a apresentação de projetos sustentáveis
28 de agosto de 2017
(Foto: Assessoria de Imprensa)

Nesta terça-feira, dia 28, o município de Santana de Parnaíba sedia a terceira edição do Simpósio Regional de Educação Ambiental, cujo tema é “Tecendo Redes e Vivenciando Mudanças”, para o qual foram selecionados cerca de 30 trabalhos sobre iniciativas e casos de sucesso em educação ambiental.

Entre eles, o do Espaço Hot Kids, parque de diversões e laboratório de práticas sustentáveis em Cotia, que produz cinco tipos de energia limpa e trata 100% do seu esgoto de forma natural.

Organizado pela Fundação Alphaville, juntamente com oito cidades: Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, o evento surge para sequenciar os trabalhos iniciados nos dois primeiros simpósios, formar e fortalecer parcerias para a melhora do meio ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos.

Os trabalhos aprovados foram enquadrados em três categorias: poder público, instituições de ensino e setor privado, que irão expor banners e apresentar suas iniciativas.

No setor privado, o Espaço Hot Kids foi um dos selecionados para abordar as experiências com as instalações sustentáveis do parque, bem como a educação ambiental que promove com alunos que recebe em excursões escolares. Além de produzir energia eólica, solar, hidráulica, térmica e biogás, o parque trata todo o seu esgoto com plantas de raízes filtrantes e um biodigestor. O parque também realiza captação da água da chuva, tratamento de água, compostagem de minhocário, horta orgânica e reciclagem.

No setor público, segundo a organização, nomes renomados da área ambiental estão confirmados, como: Renata Rozendo Maranhão, Diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; de José Silva Quintas, ex-gestor público do IBAMA e formulador da Política Nacional de Educação Ambiental; de Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça que atuou na consolidação do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (NUCAM) e Miriam Duailibi, presidente do Instituto Ecoar para Cidadania e precursora do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

Veja também  Prefeitura de Embu das Artes assina convênio com a Univesp

Ao final do Simpósio, os resultados alcançados no dia serão anunciados para, posteriormente, serem avaliados pelos municípios para seu programa de educação ambiental.

Serviço

O que: 3º Simpósio Regional de Educação Ambiental

Quando: 29/08/2017, das 08h às 17h30

Onde: Cine Teatro Coronel Raymundo: Rua Suzana Dias, 300 – Centro – Santana de Parnaíba

Inscrições: encerradas

Informações: (11) 4622-7535 / simposioregionalea@gmail.com

Sobre o Espaço Hot Kids

O Espaço Hot Kids é um parque de diversões e oficina de práticas sustentáveis, que promove lazer integrado à educação infantil no trânsito e educação ambiental. Foi criado há quatro anos pelo empresário Marcelo Feliciano Soares que, sob o conceito de divertir para educar, busca sensibilizar crianças e adolescentes quanto à responsabilidade para se conduzir um veículo, por meio de teoria e condução de miniveículos; e inspirar quanto aos cuidados com a natureza, por meio de práticas ecologicamente corretas.

Crédito: Assessoria de Imprensa
Em comemoração ao Dia e Semana Mundial do Meio Ambiente, a Sociedade Ecológica Amigos de
O Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental é presença confirmada para o segundo dia do 1º
Em homenagem ao dia nacional do meio ambiente, comemorado em 05 de junho, a cidade